REFLEXO
Convidamos o artista FRANCISCO NUK para nos contar os segredos e curiosidades por trás de suas fantásticas esculturas com toque de surrealismo. A forma não cumpre a função é a nova exposição itinerante pelo CCBB em que o escultor mineiro apresenta obras que desafiam as formas convencionais de móveis feitos de madeira com curvas inusitadas. Por Francisco Nuk.
GARIMPO
PAMELLA ANDERSON é a vencedora do PRÊMIO GARIMPO DASARTES 2023 pela escolha do júri. Com um humor ácido e certeiro, sua obra trata do absurdo da vida contemporânea a partir da linguagem da internet e dos memes. Por Leandro Fazolla.
DESTAQUE
De seu espaço, circunscrito aos seus trajetos e trajetórias, MARIA MADALENA SANTOS REINBOLT expressou subjetividade imaginada em um vasto mundo de personagens, paisagens e situações do cotidiano. A pintura (e, depois, os bordados e tapeçarias – que a artista intitulou quadros de lã) foi sua maneira de existir. Por Amanda Carneiro.
ALTO RELEVO
Conhecido por seu repertório cheio de cores e criaturas fabulosas, MARC CHAGALL transformou suas vivências com imaginação e criatividade. Suas obras apresentam a beleza do cotidiano, contam histórias com poesia e unem realidade e fantasia. Por Alecsandra Matias de Oliveira.
FLASHBACK
O ceramista WILLIAM DE MORGAN e a pintora pré-rafaelita EVELYN DE MORGAN viveram como um harmonioso casal na Inglaterra vitoriana. Encorajaram as atividades criativas um do outro e se envolveram nas questões sociais de sua época. William De Morgan criou azulejos, potes e pratos de cores brilhantes e Evelyn inspirou-se em Botticelli para criar pinturas ricamente simbólicas de temas modernos. Por Edvaldo Carvalho.
Coluna do meio, Agenda, De Arte a Z, Livros completam a edição nº 127 | Ano 15 | 2023.