GARIMPO
A jovem artista maranhense SILVANA MENDES usa como suporte artístico a colagem digital, o lambe e a fotografia afetiva para discutir temas que atravessam os debates dos corpos e identidades dos povos negros. Por Leandro Fazolla.
REFLEXO
JEANE TERRA é mineira radicada no Rio de Janeiro e tem como foco principal de sua pesquisa a memória e o apagamento de casas, cidades, seus escombros e suas histórias. A artista fala com exclusividade à Dasartes sobre sua série de obras mais recente em que aborda a desterritorialização dos habitantes de cidades baianas submersas nos anos 1970 pela barragem de Sobradinho. Por Jeane Terra.
DESTAQUE
As imagens de WALTER FIRMO despertam memórias de uma afetividade profunda. Um panorama dos mais de 70 anos de trajetória do consagrado fotógrafo carioca pode ser visto no CCBB RJ. Por Claudinei Roberto da Silva.
ALTO RELEVO
SIDNEY AMARAL (1973-2017), artista contemporâneo que faleceu de forma precoce, deixou um legado que alarga a reflexão sobre a diáspora africana. Sesc Belenzinho expõe conjunto de obras do artista que evidencia a sua versatilidade. Por Sergio Burgi.
FLASHBACK
Grande retrospectiva homenageia ROSA BONHEUR, uma artista excepcional, inovadora e inspiradora. Conhecida como ícone da emancipação da mulher colocou o mundo vivo no centro de seu trabalho e de sua existência. Comprometeu-se com o reconhecimento dos animais em sua singularidade e buscou por meio de suas pinturas expressar sua vitalidade e sua “alma”. Por Leïla Jarbouai.
Coluna do meio, Agenda, De Arte a Z, Livros completam a edição nº 125 | Ano 14 | 2022.