DASARTES 103

MAXWELL ALEXANDRE
GEORGES BRAQUE
MAX KLINGER
KRIS MARTIN
MARJÔ MIZUMOTO
SANDRA VASQUEZ DE LA HORRA

CAPA/REFLEXO
Aos 30 anos, MAXWELL ALEXANDRE retrata em sua obra uma poética que passa pela construção de narrativas e cenas estruturadas a partir da vivência cotidiana pela cidade e na Rocinha, onde nasceu, trabalha e reside. Aqui, o artista fala à Dasartes sobre o processo de inspiração e criação de 5 obras de sua jovem carreira.

ALTO RELEVO
O museu Bucerius Kunst Forum está dedicando uma retrospectiva a GEORGES BRAQUE, a primeira pesquisa abrangente de suas pinturas na Alemanha em mais de 30 anos. Braque é considerado o iniciador do cubismo e um dos principais artistas do século 20. A exposição cronologicamente organizada traça a surpreendente diversidade criativa dele: desde seus primeiros trabalhos fauvistas, passando pelo desenvolvimento do cubismo, até sua última série quase abstrata no período do Pós-guerra

FLASHBACK
Pioneiro do simbolismo alemão, MAX KLINGER (1857–1920) foi uma das personalidades artísticas mais proeminentes e, ao mesmo tempo, mais controversas na cena artística internacional por volta de 1900. Seu trabalho inclui pinturas, esculturas e uma rica obra gráfica.

DESTAQUE
KRIS MARTIN cria imagens a partir de objetos que levantam questões sobre conceitos como transitoriedade, identidade e morte. Dentro de temas que percorrem a história da arte há séculos, o artista belga entrelaça literatura e mitos em seu trabalho. Por Iasmine Souza.

GARIMPO
Minha pintura vem da idealização romântica do trivial, do ordinário, do cotidiano, da banalidade. Sinto que existe uma potência no comum.
Conheça aqui, a obra da artista MARJÔ MIZUMOTO. A pintora paulistana é a vencedora do PRÊMIO DASARTES 2021 pela escolha do júri, na maior edição do concurso, em 11 anos. Por Leandro Fazolla.

RESENHA
A obra de SANDRA VASQUEZ DE LA HORRA reflete seu legado sócio-cultural. A artista nasceu no Chile em 1967, uma época marcada por torturas e perseguições durante o regime de Pinochet. Veja resenha da mostra da artista chilena em Berlim. Por Tereza de Arruda.

Compartilhar:

DASARTES 13 anos