João Turin no MNBA

Depois de ter batido recorde de visitação no período em que esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde recebeu 266 mil pessoas, a exposição “João Turin – Vida, Obra, Arte”, destacando a genialidade deste escultor brasileiro (1878-1949), abre no dia 28 de maio no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC.

Vencedora do prêmio Paulo Mendes de Almeida, concedido pela Associação Brasileira dos Críticas de Arte, na categoria “melhor exposição de 2014” a exibição tem curadoria de José Roberto Teixeira Leite, um ex-diretor do MNBA.

São mais de 80 peças reunidas na exposição, dentre elas as que o consagraram como um dos principais escultores animalistas brasileiros: as já conhecidas do público carioca “Luar do Sertão” e “Tigre esmagando a cobra”, além de “Marumbi”, “Onça à espreita” e mais 24 felinos. O público também poderá admirar de perto o “Frade”, escultura escolhida pelo governo brasileiro para presentear o Papa Francisco em sua visita ao Brasil em 2013, o que coloca João Turin entre os raríssimos artistas brasileiros presentes no Museu do Vaticano.

A mostra “João Turin – Vida, Obra, Arte”, também exibe uma verdadeira relíquia: uma Pietá, feita em 1917, para a Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau, na Baixa Normandia, França. Mesmo depois da região ter sido severamente bombardeada e a Igreja de Saint Martin, com mil anos de história, seriamente danificada, a escultura permaneceu intacta. A temática indígena, fortemente presente na obra do escultor, estará muito bem representada. Entre as esculturas, o destaque é o Índio Guairacá, com 1,23m de altura, empunhando seu arco e flecha ao lado de um lobo.

Num outro segmento da exposição, os visitantes poderão admirar os desenhos de Turin, os quais também serviram de inspiração para as esculturas criadas. Integra a exposição um exemplar do livro biográfico que leva o mesmo nome da exposição. Escrito por Teixeira Leite, a publicação foi vencedora do prêmio Sérgio Milliet na categoria melhor livro de arte de 2014, premiação concedida pela ABCA(Associação Brasileira dos Críticos de Arte).

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2017

Semana de Arte de Miami: Vendas lentas mas constantes e Rato Trump em destaque

A Semana de Arte de Miami chegou. Incluindo 23 feiras de arte paralelas à grande estrela ArtBasel Miami Beach, os …

Notícias - 07/02/2015

24º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP

A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas vem a público divulgar as diretrizes de seu 24º Encontro Nacional da …

Notícias - 24/05/2018

Preview exclusivo de nova exposição multissensorial no Farol Santander

Em primeira mão, a Dasartes esteve presente para o preview da obra imersiva “Tubo” dos artistas Rejane Cantoni e Leonardo …

Notícias - 15/08/2014

Arthur Arnold traz ao público reflexão sobre sua mostra "Estado de Sítio"

E lá se vão um ano e dois meses desde que eclodiram as manifestações “de junho de 2013”, e hoje …

Notícias - 02/03/2016

Van Gogh em animação

As pinturas de Vincent Van Gogh tem alcançado milhões de fãs ao redor do mundo, o artista é uma grande …

Notícias - 12/05/2018

Inscrições abertas para a Residência Adelina

O Instituto Adelina irá receber quatro artistas no segundo semestre de 2018, sendo dois deles brasileiros, para residência artística na …

Notícias - 02/12/2015

Rio de Janeiro recebe a segunda edição do Rio Mapping Festival

O Rio de Janeiro recebe a segunda edição do Rio Mapping Festival, considerado hoje o maior festival de luzes da …

Notícias - 21/10/2015

Juliana Hoffmann vence Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa de Florianópolis

A artista catarinense Juliana Neves Hoffmann foi a grande vencedora do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2015, que dará …

Notícias - 04/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 12: Gabinete de Arte K2o: De Brasília para o Mundo

De Brasilia, o Gabinete de Arte k2o participa da SPArte 2017, a principal feira de arte do país. O estande …

Notícias - 17/04/2018

Prêmio de Arte Marcos Amaro é oferecido a artista Brígida Baltar

A grande vencedora do Prêmio de Arte Marcos Amaro, em 2018, foi a artista plástica Brígida Baltar, representada pela Galeria …

Notícias - 04/12/2018

Caminhão que transportava obras de Isaque Pinheiro é roubado no Rio de Janeiro

Segundo um comunicado da dotART galeria, a maior parte das obras do artista Isaque Pinheiro, da exposição “AcorDo Rei”, inaugurada …

Notícias - 16/03/2017

Escultura de Rodin nunca exposta é restaurada para exposição de Anselm Kiefer

Uma escultura de Auguste Rodin (1840-1917) deve ser exibida pela primeira vez no Musée Rodin em Paris neste mês, graças …