Waltercio Caldas em exposição inédita na Galeria Raquel Arnaud

"Ficção nas coisas" reúne trabalhos recentes e inéditos de Waltercio Caldas

“Ficção nas coisas” reúne trabalhos recentes e inéditos de Waltercio Caldas. As oito esculturas e os oito objetos de papel, que serão montados na galeria, desautorizam a certeza de seu estado de imagem. O que se pretende, sobretudo, é que o diálogo se estabeleça diretamente entre a obra e o observador, sem conteúdos preconcebidos.

Entre as realizações mais recentes do artista que inaugurou a sede atual da Galeria Raquel Arnaud, na Vila Madalena com a prestigiada exposição Série Negra (2011), destacam-se: a retrospectiva The Nearest Air: A Survey of Works by Waltercio Caldas, no Blanton Museum of Art, University of Texas, Austin. EUA (2013/2014); a escultura Espelho Antes do Nome (27 toneladas), instalada na Biblioteca Parque Estadual -BPE, no Rio de Janeiro (2014); a instalação Mar de Exemplo, parte do Projeto Vão, no Sesc Belenzinho (2014); e o lançamento de seu livro Universos ( 2014).

Paralelamente a esta exposição na Galeria Raquel Arnaud, Waltercio faz parte da mostra Made in Brasil, na Casa Daros, no Rio de Janeiro, em cartaz de 21 de março a 09 de agosto de 2015, onde apresenta 24 livros-objetos, suporte que desde os anos 1960 até hoje é constante em sua obra.

“Seja prestando homenagem ao poeta Rainer Maria Rilke, seja dialogando com artistas famosos como Matisse, Velásquez , Giacometti ou Man Ray, Caldas cativa o público com arranjos enigmáticos….ao chamar atenção para como realmente enxergamos, ele rompe os padrões preestabelecidos da percepção para, em última instância, revigorar nosso pensamento e nossa capacidade de ler entre as linhas”, escreve Katrin Steffen no texto da mostra carioca. Uma reflexão que sublinha toda a obra de um dos mais importantes artistas brasileiros.

Waltercio Caldas ( RJ, 1946)
Sua obra integra coleções de instituições como Centre Pompidou (França), Museum of Modern Art – MoMA (EUA), MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, Instituto Inhotim, além de outras coleções institucionais e particulares em todo o mundo. Entre as exposições de que o artista participou, destacam-se as 19ª, 20ª e 23ª edições da Bienal de São Paulo, 47ª e 52ª edições da Bienal de Veneza, Documenta 9, em Kassel, e 6ª Bienal do Mercosul.

Exposição: Waltercio Caldas – Ficção nas coisas
Abertura: 07 de abril, das 18h às 21h (convidados)
Visitação: 08 de abril a 30 de maio de 2015

Galeria Raquel Arnaud
Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena – Fone: 11. 3083-6322
De segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 12h às 16h

Compartilhar: