Últimos dias de inscrição para chamada da Casa Fiat de Cultura

Exposição “Ritratti di Commercianti” – Daniel Pinho na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. Foto Leo Lara/Studio Cerri

Exposição “Ritratti di Commercianti” – Daniel Pinho na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. Foto Leo Lara/Studio Cerri

A Casa Fiat de Cultura apresenta a segunda edição de seu programa de seleção para exposições individuais ou coletivas na Piccola Galleria. O local é destinado a novos artistas e foi criado em 2016 com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Os interessados podem se inscrever até 3 de maio de 2017, segundo as orientações do 2º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, disponível no site www.casafiatdecultura.com.br.

O grande diferencial da seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura está nas ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da instituição. Durante o período das mostras, os educadores oferecem visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos. Utilizando o conceito ampliado de acessibilidade, a mediação visa facilitar o acesso ao espaço e aos conteúdos não apenas para pessoas com deficiência, mas para todos os públicos. Gratuitas e abertas ao público, as atividades educativas dialogam com a exposição, estimulando as múltiplas possibilidades de reflexão, particulares a cada mostra.

Na seleção de 2016, 40 artistas se inscreveram e seis foram selecionados: Antonio Pinto da Fonseca Junior, Daniel Pinho, Daniel Tavares, Marcus Amaral, Renata Laguardia e Thaieny Dias. As duas últimas artistas ainda apresentarão seus trabalhos, até junho de 2017. Para esta segunda edição, um novo comitê de artistas e especialistas será responsável pela escolha dos trabalhos.

“O público correspondeu à Piccola Galleria de modo compatível com nossa expectativa. Faltando ainda duas mostras, das seis programadas, mais de 30 mil visitaram o novo espaço. A segunda série, para a qual estamos abrindo as inscrições, irá certamente superar este resultado” destaca o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira.

A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais, situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura. O pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. No espaço, são realizados dois tipos de mostras: aquelas programadas pela própria Casa Fiat de Cultura e as destinadas a artistas que inscreveram seus trabalhos, por meio do processo de seleção simples e informal. Local intimista e com grande circulação de público, a Piccola Galleria conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.

Como participar

O artista interessado deverá entregar material contendo nome e conceito da exposição, lista de obras a serem apresentadas, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações e performances) e dados pessoais na recepção da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte, Minas Gerais), mediante protocolo, até às 21h do dia 3 de maio de 2017.

O material entregue também deve conter fotos em alta resolução das obras de arte; lista de obras com identificação, medidas, técnica e ano de produção; currículo do artista; proposta curatorial e textos-base.

As demais orientações podem ser obtidas no programa de seleção disponibilizado no site www.casafiatdecultura.com.br. A resposta será encaminhada, via e-mail, em um prazo de até 60 dias.

Compartilhar: