SP-Arte/Foto Preview

© Redação

© Redação

Em noite fria em São Paulo abriu ontem para convidados a 10ª edição da feira SP-Arte/Foto, ou SP-Foto para os íntimos. Como a única feira do gênero no Brasil e com uma programação cultural dedicada, a SP-Foto assumiu o papel de principal evento de fotografia de arte do país e ponto de convergência de amantes e colecionadores.

Este ano, serão 31 galerias de arte trazendo o melhor de seus acervos em fotografia, como a Zipper, que terá em seu estande obras de João Castilho (foto), artista vencedor do prêmio ZUM de fotografia em 2014. Algumas delas, como Lume, Fass e Fotospot, são especializadas em foto. A programação dos “Talks” tem quatro palestras, uma delas com o curador de fotografia do museu Metropolitan de Nova York, Jeff Rosenheim, autor de mais de 20 livros sobre fotógrafos como Diane Arbus e Stephen Shore.

Veja galeria de imagens das obras e galerias do preview que aconteceu ontem para convidados e a programação completa que acontece até o próximo domingo.

Programação

A primeira palestra, no dia 25/8, será com o curador de fotografia do Metropolitan Museum of Art, Jeff Rosenheim, especialista da cena norte-americana e autor de mais de 20 livros sobre fotógrafos como Diane Arbus, Robert Frank e Stephen Shore, e curador da mostra itinerante Photography and the American Civil War, exibida no Met em 2013.

No mesmo dia, Brett Rogers, diretora da The Photographers’ Gallery, primeira galeria da Inglaterra dedicada apenas à fotografia, conversa com Joaquim Paiva, colecionador e fotógrafo, cujos trabalhos integram acervos de instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ, o Museu de Arte de Brasília e o Museum of Fine Arts, em Houston, nos Estados Unidos. O encontro será mediado pela jornalista e editora especial da ARTE!Brasileiros Simonetta Persichetti.

No dia 26, a programação começa com a palestra de Christopher Phillips, curador do ICP, em Nova York, instituição fundada em 1974, especializada em fotografia e cultura. Curador do ICP desde 2000, Phillips organizou mostras como The Rise of the Picture Press (2002) e Caio Reisewitz (2014), além de exposições que investigam a fotografia asiática.

Encerrando os dois dias de debates, o diretor do Centre de la Photographie Genève, Joerg Bader, conversa com o fotojornalista e diretor responsável da Brasileiros Editora, Hélio Campos Mello. Professor, Bader ministra disciplinas de teoria e História da Fotografia na Haute École d’Art et de Design, em Genebra, e de História das Mídias na Escola de Design Basel, na Suíça. O Centre de la Photographie Genève é um dos principais espaços dedicados à imagem na Europa. A discussão será mediada por Simonetta Persichetti.

Programação completa

25 de agosto
Local: Shopping JK Iguatemi – 3º andar – Lounge One
16h30 às 18h30

Jeff Rosenheim, curador de fotografia do Met, NY

Brett Rogers, diretora do The Photographers’ Gallery, Londres
Joaquim Paiva, fotógrafo e colecionador de fotografia contemporânea
Mediação: Simonetta Persichetti, jornalista e editora especial ARTE!Brasileiros

26 de agosto
Local: Shopping JK Iguatemi – 3º andar – Lounge One
16h30 às 18h30

Christopher Phillips, curador no ICP

Joerg Bader, diretor do Centre de la Photographie Geneve

Hélio Campos Mello, fotojornalista e diretor responsável da Brasileiros Editora

Mediação: Simonetta Persichetti, jornalista e editora especial ARTE!Brasileiros

Compartilhar: