Prêmio ABCA divulga a lista dos vencedores da edição 2015

© Cecília Bastos

© Cecília Bastos

A Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA – anunciou os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais vencedores da edição 2015 do Prêmio ABCA (lista abaixo), segundo avaliação de seus membros. O prêmio contempla dez categorias que apontam os destaques do cenário das artes visuais que mais contribuíram para a cultura nacional no ano passado.

A abertura dos envelopes lacrados contendo os votos foi realizada, hoje, dia 29 de abril, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo. Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação de associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade. A votação é feita por cédula rubricada com as indicações aprovadas e a apuração dos resultados é realizada por uma comissão de associados, com a participação da diretoria.

Neste ano, o troféu foi criado pela artista Maria Bonomi. A escultora, gravadora, professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, criou uma peça especialmente para os artistas, intuições, críticos e pesquisadores que se destacaram em 2015. O prêmio será entregue no dia 31 de maio, terça-feira, às 20h, em cerimônia no SESC Vila Mariana. O Prêmio ABCA ainda põe em evidência personalidades por meio de homenagens e aponta destaques no cenário das artes plásticas.

VENCEDORES:

Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano ou publicação – filiado): Enock Sacramento

Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada): Annatereza Fabris pela publicação do livro “A fotografia e a crise da Modernidade”, da Editora C/Arte

Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea): Marcello Nitsche

Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante no meio artístico): Danilo Santos de Miranda

Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória): Lisbeth Rebollo Gonçalves

Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória): Claudio Tozzi

Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição): Ana Maria Belluzzo pela exposição Lig-Des Marcelo Nitsche, no Sesc Pompeia, de 19 de junho a 30 de agosto de 2015.

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (Instituição pela programação e atividade no campo da arte): Centro Cultural Banco do Brasil

Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição): África Africans apresentada pelo Museu Afro Brasil, São Paulo, de 25 de maio a 30 de agosto de 2015.

Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia): Em Pauta – Globo News

Destaques: Instituto Olga Kos Inclusão Cultural, Percival Tirapelli e Aracy Amaral

Homenagens: Antonio Santoro, Paulo Bomfim e Maureen Bisilliat

Compartilhar: