Nelson Leirner dialoga com William Kentridge em seu "trabalho mais emblemático"

A mostra "Homenagem a W.K. ou a Assombração de um Clone” está exposta na Galeria Silvia Cintra + Box 4.

Nelson Leirner apresenta em seu novo trabalho um ponto de encontro com o artista William Kentridge. A mostra intitulada como “Homenagem a W.K. ou a Assombração de um Clone”, o paulista busca na arte do sul-africano fundir e criar uma instigante interseção, através de uma série de imagens.

Em cartaz a partir de 09 de setembro, na galeria Silvia Cintra + Box 4, Leimer considera esse, o seu trabalho mais emblemático e ainda explica que considera as artes de Kentridge sua antípoda artística.

“Esta exposição talvez apresente o trabalho mais emblemático entre os artistas com quem já dialoguei”, afirma Leimer, que já dialogou com Duchamp, Leonardo Da Vinci, Mondrian, Fontana e o búlgaro Christo. Ele ainda emenda: “Kentridge é ruído e movimento. Eu sou silêncio; sou tantas cores e ele, sombras, dramaticidade”, compara.

Se essas diferenças aparecem no trabalho de cada um, Nelson Leimer conseguiu ver um ponto comum no trabalho de ambos, a partir da condição política do Brasil e da África do Sul.

“Ao estudar vida e obra do artista, descobri que há muito em comum em nossas trajetórias”, conta Leirner, lembrando o Apartheid (na África do Sul) e a Ditadura (no Brasil).

Mas foi tendo contato pessoal, pela primeira vez, com Kentridge, que o artista brasileiro sentiu-se impactado, durante episódio ocorrido na 6ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. E sobre esta constante conversa, Nelson explica.

“Quase sempre deixo muito claro com quem estou dialogando ou uso de uma metalinguagem para criticar o sistema da arte. É impossível não encontrar referência histórica na obra de arte, pois não procuramos originalidade, mas sim um fio condutor que sempre aparece mesmo inconscientemente”.

A mostra traz trabalhos bidimensionais, onde relevos se juntam à tela, realizados em técnica mista.

Nelson Leirner: um conversa com WK from Galeria Silvia Cintra + Box4 on Vimeo.

SERVIÇO:
Homenagem a W.K. ou a Assombração de um Clone
09 de setembro a 11 de outubro
segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 12h às 18h.
Galeria Silvia Cintra + Box 4
Rua das Acácias, 140 – Gávea, Rio de Janeiro

Compartilhar: