Nara Roesler inaugura galeria no Rio de Janeiro com exposição de Marcos Chaves

Galeria Nara Roesler abre sua filial no Rio; Exposição "Academia" de Marcos Chaves abre a casa.

A conceituada Galeria paulistana Nara Roesler estende- se ao Rio de Janeiro, a partir das 19h desta quinta-feira (07), para inaugurar seu espaço em Ipanema. E a primeira exposição a dar corpo à galeria é justamente o tema que predomina as ruas e molda os corpos cariocas. Intitulada como “Academia”, a exposição é assinada por Marcos Chaves e traz em suas obras a conotação do culto ao corpo.

O artista teve a ideia de criar sua montagem baseada na reprodução de aparelhos de ginástica – usando concreto, ferro, pneus e latas – após observar que no Aterro do Flamengo existia uma academia informal ao ar livre. Em entrevista ao jornal O Globo, Marcos Chaves disse:

“Quando a Nara me convidou para abrir a galeria, achei que seria muito legal reinterpretar essa academia. É uma visão acadêmica de uma iniciativa popular, mas tem alguma coisa nova, uma ironia no olhar”.

Sobre a inauguração da filial no Rio, a ideia é ampliar o espaço, já que a cidade vive um momento muito especial e com um mercado super aquecido.

“O Rio sempre foi um difusor cultural importante, mas isso se perdeu um pouco nos anos 1980. Sinto que está havendo uma retomada desse papel, com o aquecimento do mercado e, inclusive, com instituições como o Museu de Arte do Rio, a Casa Daros, o Instituto Moreira Salles e o próprio Museu de Arte Moderna”, diz Nara ao jornal.

Ela também avaliou um outro motivo para abrir as portas na cidade carioca. O fato de estar próxima do ateliê de seus artistas, segundo ela, é muito importante para dar agilidade a execução dos projetos.

O próximo artista a ocupar a casa será o francês Daniel Buren. Em seguida é a vez de Vik Muniz mostrar um novo trabalho, uma remontagem feita a partir de fotografias antigas, que dará outra conotação. Já Tomie Ohtake fechará o ano de 2014 com sua série pinturas brancas.

Serviço:
Exposição “Academia” de Marcos Chaves
Galeria Nara Roesler – Rua Redentor 241, Ipanema
De 07 de agosto de 2014 a 07 de setembro de 2014
Horário: seg a sex, das 10h às 19h; sáb, das 11h às 15h

Compartilhar: