Museu da Casa Brasileira exibe mostra dedicada à Op-Art

Op-Art – Ilusões do Olhar apresenta um vasto panorama do movimento artístico que se popularizou e influenciou a moda, o design, a arquitetura e a publicidade

O Museu da Casa Brasileira apresenta, entre 16 de abril e 1 de junho, a exposição Op-Art – Ilusões do Olhar, com um vasto panorama da optical art, ou arte ótica, e sua influência no design, arquitetura, mobiliário, moda e publicidade. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra foi Idealizada pelos Drs. Marcelo e Rosana Cunha, para comemorar os 10 anos da Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, que desenvolve um sólido trabalho filantrópico junto a crianças e idosos carentes com problemas de visão.

Op-Art – Ilusões do Olhar é a primeira mostra abrangente, realizada no Brasil, sobre esse movimento, surgido na década de 1960. A exposição conta com mais de 200 itens, que estarão divididos em três módulos temáticos: 1. Design Gráfico, Mobiliário e Objetos; 2. Obras de arte; 3. Moda e Publicidade. A lista de artistas participantes inclui alguns dos mais importantes e expressivos representantes do movimento no Brasil e no exterior, dos concretistas aos contemporâneos, mostrando como, na era digital, a Op-Art voltou a ser uma referência.

Estão em exposição, por exemplo, trabalhos dos designers Alexandre Wollner, Almir Mavignier e Antonio Maluf; dos estilistas: Alceu Penna, Versace, Gareth Pugh, Martha Medeiros e Sandro Barrros; além dos artistas plásticos Abraham Palatnik, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Hércules Barsotti, Hermelindo Fiaminghi, Luiz Sacillotto, Angelo Venosa, Hilal Sami Hilal, Julio Le Parc, Victor Vasarely e Carlos Cruz-Diez. Às obras soma-se o trabalho de Guilherme Isnard, cenógrafo da exposição, que utiliza efeitos de luz e profundidade para reproduzir as características da Op-Art no projeto expositivo. 

A mostra conta ainda com um espaço interno dedicado à Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, que realiza, durante todo o período expositivo, a medição da acuidade visual de estudantes da rede pública, atendidos pelo serviço educativo do Museu da Casa Brasileira. “O desconhecimento de problemas visuais é um dos principais elementos responsáveis pela evasão escolar no Brasil”, afirma o Dr. Marcelo Cunha. “Dessa forma, a exposição Op-Art – Ilusões do Olhar cria um evento único, associando Arte, Moda e Design a uma causa social”, completa o médico.

Compartilhar: