Livro reúne 30 anos de trajetória de Lia do Rio

No livro "Sobre a Natureza do Tempo", a artista paulistana Lia do Rio discute a nossa relação com o tempo através de obras perecíveis.

Lia do Rio, conceituada artista contemporânea brasileira, em atividade desde a década de 80, terá, pela primeira vez, sua obra publicada em livro. “Sobre a Natureza do Tempo” faz um resgate da trajetória da artista paulista, cuja produção faz uso de linguagens diversas, inclusive vídeos e fotografias, e acontece, em sua maioria, na natureza. Se destaca pelo uso de materiais não convencionais (como folhas secas, janelas, tijolos, troncos), numa linguagem limite entre a instalação, a apropriação e a intervenção. Em obras tridimensionais e perecíveis, a artista questiona nossa relação com o tempo.

O registro das obras de Lia do Rio em livro permite que seu trabalho permaneça visualmente, já que a artista trabalha com elementos efêmeros e em constante mutação. Suas obras questionam a maneira pela qual construímos, no presente, as memórias de passado e de futuro. “Não uso as folhas para representar a natureza, trabalho com as questões que ela contém. Lidando com folhas passei a sentir o tempo como um aqui-agora atemporal, que engloba todo o universo: a cada novo aqui-agora o anterior se apaga”, explica a artista.

Fotos e croquis ao lado de textos informativos permitem ao leitor a apreensão do conteúdo de cada obra, com a visualização do seu desdobramento. Por terem essa característica mutante, alguns trabalhos são apresentados ao longo de várias páginas, de forma que possam ser gradativamente percebidos. A apresentação é assinada por Sônia Salcedo e os textos são, em sua maioria, reflexões espontâneas sobre a obra de Lia, aliadas a seu próprio pensamento sobre a arte e o artista. O livro tem o selo da F10, editora carioca especializada em livros de arte, comandada por Nelson Martins.

O lançamento será na Livraria da Vila – Jardim Paulista, no dia 19 de maio. Impresso com capa dura e 216 páginas, o livro tem o selo da editora F10.

Compartilhar: