Galerias Curitibanas Boiler e Ybakatu apresentam seus artistas na SP-Arte

© Divulgação

© Divulgação

A partir do próximo dia 7 de abril, a Boiler Galeria e a Galeria Ybakatu participam da SP-Arte levando artistas curitibanos para o Showcase, que apresenta trabalhos engajados de galerias em ascensão.

YBAKATU

A Galeria Ybakatu, é uma das quatro galerias da Região Sul com participação confirmada na 12ª edição da SP-Arte. O evento reúne algumas das galerias mais influentes do mundo, como a David Zwirner e Michael Werner (Estados Unidos), White Cube e Lisson (Inglaterra), Continua e Cardi (Itália), Kurimanzutto (Cidade do México) e Neugerriemschneider (Alemanha). No total, serão 124 stands, de espaços nacionais e internacionais, instalados no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (ou Pavilhão da Bienal) do Parque Ibirapuera.

Esta será a sétima participação da Ybakatu no evento. “Estaremos no stand B2, com obras destacadas de artistas como Alex Flemming,Claudio Alvarez, C.L Salvaro, Cristina Ataíde, Gilson Camargo, Glauco Menta, Hugo Mendes, Isaque Pinheiro, Ligia Borba, Ricardo Machado, Rogerio Ghomes, Tatiana Stropp, Washington Silvera e Yiftah Peled”, cita a galerista Tuca Nissel. Segundo ela, o objetivo da Ybakatu na feira é trazer novidades dos artistas já conhecidos do público e, também, apresentar nomes novos aos consumidores de arte.

Ligada à ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea), a Ybakatu atua há 20 anos no cenário de artes visuais, representando artistas brasileiros e internacionais. Realiza mostras individuais e coletivas em sua sede, na capital do Paraná, e ainda participa de feiras no Brasil e no exterior. Entre os artistas da galeria também estão Brandon LaBelle, Debora Santiago, Fernanda Magalhães, Fernando Augusto, Fernando Cardoso, Fernando Ribeiro, Francisco Olivares Díaz, João Loureiro, Leila Pugnaloni, Marcelo Scalzo, Marcus André, Marta Neves, René Sultra e Maria Barthélémy, Ricardo E. Machado, Sebastiaan Bremer e Sonia Navarro.

cristinaataide-001

BOILER

“A escolha das obras foi feita a partir da representatividade que cada artista vem ganhando na cena local. São pinturas e esculturas que provocam nosso olhar e instigam o pensar da arte com toda a sua beleza e atualidade” comenta Livia Fontana, curadora da Boiler Galeria.

Uma das mais importantes da América Latina, a feira é uma oportunidade de novos colecionadores e apreciadores conhecerem trabalhos de jovens artistas. A Boiler Galeria expõe obras de seus artistas na capital paulista e já participou de eventos internacionais como a Bienal de Curitiba e a Berliner Liste (2015).

Cintia Ribas

Bacharel em Pintura (Embap) e Pós-Graduada em Poéticas Visuais (Embap). Desenvolve um projeto de artes visuais terapêutico, atua com colagem, escultura e vive na zona rural, onde tem seu ateliê no meio da floresta catalogando paisagens, cujo tema de estudo fez parte de iniciação científica no Chile (Fundação Araucária, 2010). Já participou da Bienal de Curitiba (2015), Programa de Artes Visuais da Funarte (2015) e fez residência artística no Sesi/Fiep (2014).

Felipe Scandelari

Bacharel em Pintura (Embap), participou do Bolsa Produção da Fundação Cultural de Curitiba no Solar do Barão, já expôs individualmente na Casa Andrade Muricy e na Estação Arte (Ponta Grossa). Dentre as principais coletivas estão Rumos Itaú Cultural (2014, 2010 e 2009), Bienal de Curitiba e O Estado da Arte – 40 Anos da Arte Contemporânea no Paraná no Museu Oscar Niemeyer (2011), 11° Salão Paulista – MAC-SP (2006), 38° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba.

Jefferson Santos

Graduado em Educação Artística (FAP, 2003), mestre em técnicas de mármore (Itália) é um escultor que trabalha com madeira. Já participou do 24° Salão de Artes do CEFET-PR e teve menção honrosa na 8˚ Mostra de Artes Plásticas Câmara Municipal de Curitiba. Dentre as exposições de destaque estão Caixa Econômica Federal (1998), Sesc da Esquina (2002 a 2009), Museu Oscar Niemeyer (2011 e 2012) e Casa Andrade Muricy (2010).

Boiler Galeria

Nasceu em 2015, com a intenção de incentivar a arte curitibana e apresentá-la para o público amante de arte contemporânea. Para tanto, realiza exposições, workshops e consultoria de imagem. Atua com artistas brasileiros como Cintia Ribas, Jefferson Santos, Maikel da Maia, Thais Beltrame, Marília Diaz, Lidia Ueta, Gustavo Francesconi participando inclusive de feiras internacionais como SP-Arte e Berliner Liste. São pinturas, fotografias, gravuras, colagens e esculturas selecionadas em um programa curatorial que une técnica apurada, originalidade nas criações e representatividade no mercado de arte.

Compartilhar: