Exposição …Baixa A Bola!

Exposição ...Baixa A Bola!, de Antoni Muntadas, chega à sua reta final.

A exposição …Baixa A Bola! do artista multimídia Antoni Muntadas entra na sua reta final na Galeria Luisa Strina, em São Paulo. A mostra usa um nome de uma expressão popular tirada do futebol – que significa “tenha calma” ou “não se leve muito a sério” – para investigar assuntos, tais como eventos populares, controle, espetáculo, violência, esporte e futebol.

O tema é explorado por Muntadas desde o final da década de 1970 e coincide com o ano da Copa do Mundo de 2014. Essa é a sétima exposição do artista na Luisa Strina e contará com uma seleção de imagens e projeções de vídeo produzidos a partir das décadas de 1990 e 2000, bem como obras impressas de parede, recentes e inéditas, criadas a partir de materiais de arquivo, como manchetes de jornais e imagens do Brasil e do exterior obtidas na Internet.

As instalações são adaptadas para o espaço da galeria e do contexto local, usando vídeos e sons que denotam a maneira como a política, a segurança, a ordem e o controle estão combinados nos grandes eventos populares.

…Baixa A Bola! foi criado a partir de seu projeto anterior “Stadium” (Estádio), iniciado em 1989, que explora o estádio a partir das perspectivas da arquitetura, do público e da propaganda. Já a instalação mais recente do artista catalão – e residente em Nova Iorque – foi “Stadium XVIII” apresentada na Pinacoteca de São Paulo em 2011.

Antoni Muntadas é considerado um dos primeiros e mais significativos praticantes da arte conceitual e midiática. Ele se destaca por pertencer à primeira geração de artistas a explorar questões como poder social e político da cultura, meios de comunicação de massa, sempre usando fotografias, vídeos, publicações, internet, instalações e intervenções urbanas. 

 

Serviço

Muntadas: … BAIXA A BOLA!

Galeria Luisa Strina

De 3 de julho a 2 de agosto de 2014

Rua Padre João Manuel, 755 – Jardim Paulista, São Paulo

https://www.facebook.com/pages/Galeria-Luisa-Strina/452925520723
http://www.twitter.com/luisastrina

 

Compartilhar: