Especial SP-Arte – Nota 2: Japan House apresenta preview de seu novo espaço em São Paulo

Com uma das culturas mais visuais do mundo, o Japão apresenta artistas que repensam a arte a partir da inovação da tecnologia e suas práticas, criando obras que transitam livremente entre a escultura, a fotografia, a arquitetura e a instalação. Para apresentar a vertente criativa do país, a JAPAN HOUSE São Paulo participa da 13ª edição da SP-Arte onde ocupa uma área de 320m², o maior espaço individual da feira, que ocorre de 6 a 9 de abril.

O setor JAPAN HOUSE São Paulo dentro da SP-Arte será um preview privilegiado do que o centro cultural japonês pretende entregar aos paulistanos a partir da sua inauguração, na avenida Paulista, 52, no início de maio. Com curadoria de Marcello Dantas, Diretor de Planejamento da JAPAN HOUSE São Paulo, o Setor apresenta sete galerias, 21 obras e 15 artistas japoneses que, por meio de esculturas, pinturas e instalações, revelam as diversas vertentes da cultura japonesa.

Por um lado, será exposto o país urbanizado, moderno, tecnológico e admirador de uma arte matemática e cerebral, que se manifesta na obra de artistas de grande reconhecimento como Tatsuo Miyajima e sua fascinação com os LEDs; Ryoiji Ikeda, com seus números transcendentais impressos no limite da percepção; Hiroshi Sugimoto, com seu Modelo Matemático Número 9, onde o afinamento linear de uma escultura vai reduzindo-se à mais tênue linha metálica de forma exponencial. Por outro lado, exibe-se um Japão mais orgânico e delicado, caracterizado por obras como a de Kishio Suga, que trata da impermanência e instabilidade de um país acostumado a se equilibrar em solo frágil. Ou ainda a obsessão infinita dos pontilhados de Yayoi Kusama e sua arte que ativa algo de insanidade coletiva e, ainda, a série “Direction” de Kohei Nawa, que destaca o perfeito efeito da gravidade com a experimentação de materiais e produtos químicos para a composição de telas aparentemente simples, mas que abrigam um processo meticuloso.

“O espaço apresenta para o público da SP-Arte uma prévia do intercâmbio cultural que a JAPAN HOUSE São Paulo proporcionará aos brasileiros, levando para feira uma seleção de arte extremamente sofisticada e, ao mesmo tempo, profundamente enraizada para ser desvendada”, explica Marcello Dantas.

Artistas

Akira Yamaguchi, Hajime Nakatomi, Hiroshi Sugimoto, Hodo Yako, Jin Morigami, Kazuko Miyamoto, Kishio Suga, Kohei Nawa, Mariko Mori, Ryoji Ikeda, Ryuun Yamaguchi, Tatsuo Miyajima, Tomoko Kashiki, Yayoi Kusama, Yoshitomo Nara

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma de três instituições dedicadas a mostrar o melhor do Japão do século 21 que abrirão as portas, neste ano, em Londres e Los Angeles, além da capital paulista, na Avenida Paulista. A partir de sua abertura, o público brasileiro será convidado a ter uma experiência genuína e única da cultura, da tecnologia e dos modos de viver do Japão contemporâneo. Com inauguração em maio de 2017, a JAPAN HOUSE São Paulo promoverá, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trarão ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. O espaço abrigará ainda um restaurante dedicado à gastronomia japonesa, loja de produtos de alta qualidade produzidos no Japão e uma biblioteca, que terá anexo um café.

Veja imagens das obras em nossa galeria.

Compartilhar:
Notícias - 01/02/2018

Pôlemica Guggenheim: Demissão para a curadora que ofereceu vaso sanitário de ouro para Trump?

Será que o Museu Guggenheim pagará um preço alto por sua rejeição já famosa do pedido da Casa Branca para …

Notícias - 08/08/2017

Marcantonio Vilaça premia artistas e curadores em noite especial

Acontece nesta semana, a premiação e o evento de abertura da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça …

Notícias - 29/09/2015

Acervo digital da Fundação Iberê Camargo é disponibilizado com mais de 4 mil obras

Explorar a intimidade e conhecer detalhes da vida e da criação de Iberê Camargo, um dos mais importantes artistas da …

Notas - 15/12/2017

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia. os grupos Pusat Sekitar Seni e …

Notícias - 05/02/2016

Museus da França e Holanda entram em acordo e adquirem juntos obras de Rembrandt por Redação

O acordo feito pelo Louvre e o Rijksmuseum representa o primeiro caso de dois países que compram juntos uma obra …

Notícias - 30/09/2014

Claudia Tavares reflete sobre o finito da infância

E se outubro é o mês das crianças, a data parece ainda soar mais sensível e pessoal para Claudia Tavares. …

Notícias - 02/04/2016

Room8 apresenta jovens fotógrafos contemporâneos

Room8, de Adriana Veríssimo, Juliana Simão e Liliana Pedrosa, exibe seleção de fotógrafos brasileiros e internacionais em sua primeira participação …

Notícias - 14/06/2018

MASP vence na justiça contra taxação de obras de arte pelo seu valor

Segundo a coluna de Mônica Bergamo do Jornal A Folha de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo …

Notícias - 16/10/2014

Luiz Camillo Osorio é nomeado curador da 56a. Bienal de Veneza

A Fundação da Bienal de São Paulo anunciou ontem que o crítico e curador carioca Luiz Camillo Osorio, 51, foi …

Notícias - 15/04/2015

?Estúdio Madalena seleciona projetos de fotografia

Projeto que discute a fotografia seleciona até dia 30 de abril trabalhos teóricos, críticos e relatos de experiências sobre as …

Notícias - 03/01/2019

Performances provocativas de Chris Burden tornam-se tema de peça teatral em Nova York

“Eu estava essencialmente me afogando.”

É assim que o ator Ben Hethcoat descreve sua reconstituição da performance de 1974 de Chris …

Notícias - 14/10/2015

Cine Esquema Novo Expandido apresenta seleção exclusiva do Festival de Berlim

As cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro recebem em novembro a edição de 2015 do Cine Esquema Novo …