Documenta 14 em imagens

Marta Minujin, El partenon de livros, Buenos Aires 1983

O Documenta 14, na cidade alemã de Kassel, abre as portas no próximo sábado. Esta exposição de arte contemporânea, criada em 1955, para tentar fazer renascer a Alemanha, após o período nazi, é já um marco na cena internacional. Veja imagens da exposição:

O certame, que tem sempre um cunho político centra-se, este ano, em temas como a insegurança económica, a turbulência política, em termos globais, o crescimento dos movimentos populistas na Europa ou o das migrações:

“Não se trata de uma exposição que lide com os grandes temas de uma maneira sociológica, mas é uma forma de trazer a lume essas questões como experiência individual… a migração, por exemplo, a forma como os indivíduos a vivem”, adianta Adam Szymczyk.

Este ano, o Documenta 14 aconteceu em dois momentos. O primeiro, em abril, decorreu em Atenas, a capital da Grécia. O segundo arranca agora na Alemanha onde se podem admirar obras de 160 artistas, de vários países. Espera-se cerca de um milhão de visitantes até 17 de setembro, dia em que a exposição fecha portas.

Compartilhar: