CCBB-RJ inaugura exposição de seu novo prêmio

© Luisa Marques

© Luisa Marques

Em 2014, pela primeira vez, o Banco do Brasil incluiu no edital anual do Centro Cultural Banco do Brasil um prêmio para as artes visuais. É o Prêmio CCBB Contemporâneo, que contemplou 10 projetos de exposição, selecionados entre inscritos de todo o país, para ocupar a Sala A do CCBB Rio de Janeiro.

A série de exposições inéditas, em 10 individuais, começa com o Chelpa Ferro em munho de 2015, seguido das mostras de Fernando Limberger [RS-SP], Ana Hupe [RJ], Jaime Lauriano [SP], Carla Chaim [SP], Ricardo Villa [SP], Flávia Bertinato [MG-SP], Alan Borges [MG], Vicente de Mello [SP-RJ] e Floriano Romano [RJ], até julho de 2016.

Abrindo a temporada de exposições do prêmio, o grupo Chelpa Ferro (formado pelos artistas Luiz Zerbini, Barrão e Sergio Mekler) apresenta a instalação inédita “Sonorama”, na qual os artistas revestem o espaço com materiais acústicos reaproveitados do cotidiano e transformam a sala de exposição em um grande estúdio musical improvisado, ocupando o ambiente com objetos acústicos construídos pelo grupo e equipamentos de som.

A instalação surge do interesse no imaginário visual de estúdios de música, onde ensaios e gravações acontecem em meio a amplificadores, instrumentos, tapadeiras acústicas, caixas de som, cases e cabos. Com seu “Sonorama”, o Chelpa Ferro remonta esse espaço, explorando visualmente alguns elementos sonoros e criando um ambiente musical, como se ali fosse o estúdio em que costumam trabalhar. Para os fins de semana, estão previstas performances, ensaios abertos e improviso com convidados. Os encontros serão gravados e os áudios estarão disponíveis para o visitante ouvir durante a semana. A exposição segue até 13 de julho.

O Prêmio CCBB Contemporâneo é um desdobramento do projeto Sala A Contemporânea, que surgiu de um desejo da instituição em sedimentar a Sala A como um espaço para a arte contemporânea brasileira. O projeto realizou 15 individuais de artistas ascendentes de várias regiões do país desde o ano de 2010.

Compartilhar: