Art Dubai: Marker 2015 e o foco do programa curatorial na América Latina

Art Dubai: Marker 2015 e o foco do programa curatorial na América Latina.

Marker é o programa de curadoria da Art Dubai, localizado dentro da feira, o programa foca a cada ano em uma geografia ou tema particular, acentuando o papel da Art Dubai como uma feira de descoberta e um local de troca intelectual. A nona edição acontece entre 18 e 21 de março de 2015. Em 2015, o Marker gira o foco para a América Latina e busca suas ligações históricas e contemporâneas com o mundo árabe. Com curadoria de Luiza Teixeira de Freitas, o programa é a maior vitrine de arte latino-americana no Golfo até então. O programa deve atrair curadores, colecionadores e críticos da Europa, Africa, Sul da Ásia e do Oriente Médio, interessados em se conectarem com artistas novos ou estabelecidos, de toda América Latina.

Luiza Teixeira de Freitas é uma curadora independente que trabalha entre Londres e Lisboa, envolvida na curadoria de coleções particulares e uma série de projetos independentes. Ela também está ativamente envolvida na produção de livros de artistas e projetos editoriais independentes. 

“Representar a enorme amplitude de talento artístico na América Latina tem sido um grande desafio”, diz Luiza Teixeira de Freitas, curadora do Marker 2015. “A seleção de artistas de toda a região e de várias áreas criativas oferece uma visão muito original numa cena próspera e excitante.”

Em 2015, o Marker se expande e tem uma abordagem multidisciplinar sem precedentes. O programa inclui:

– Uma coleção de publicações de artistas co-apresentada por Tijuana e The State, que se fundamentam em conexões entre a América Latina e o mundo árabe

– performance com a renomada artista colombiana Maria Jose Arjona apresentando performances de longa duração que explorarm o conceito de tempo

– um programa de arte sonora por artistas de toda a América Latina, selecionados por Marina Buendia (Brasil) e Maria Quiroga (Colômbia); os trabalhos são apresentados através de cadeiras de som especialmente concebidas

– programas de filmes: a Videobrasil, uma associação com sede em São Paulo que promove e produz arte e filmes em todo o sul geopolítico, e que assume o cinema da Art Dubai com uma seleção especial de filmes do seu arquivo.

O Marker inclui uma exposição coletiva-temática com pinturas, desenhos e esculturas de mais de 15 artistas latino-americanos, com curadoria de Luiza Teixeira de Freitas. Artistas, galerias e instituições de toda a América Latina foram convidados a participarem e estão emprestando os trabalhos para a exposição.

Além do Marker, o “espírito latino-americano” se espalha por toda a feira. Várias galerias de arte contemporânea optaram por mostrar artistas do continente, enquanto no programa de projetos sem fins lucrativos, Maria Thereza Alves foi recentemente anunciada como participante da Comissão da Art Dubai. Outros artistas e palestrantes estão previstos para serem anunciados como parte da do programa sem fins lucrativos da feira durante as próximas semanas.

Sobre a Art Dubai

A Art Dubai é realizada em parceria com o Grupo Abraaj e é patrocinada pela Emaar e Julius Baer. Madinat Jumeirah é o lar do evento. A Art Dubai Modern é patrocinada pela Mashreq Private Banking.

A nona edição da Art Dubai acontece entre 18 e 21 de março de 2015. A feira inclui 91 galerias de 40 países, apresentadas através de três programas – contemporâneo, moderno e no Marker. O extenso programa sem fins lucrativos da Art Dubai inclui o Art Dubai Projects; uma exposição com obras dos vencedores do Prêmio de arte Abraaj Group; uma gama de programas educacionais, incluindo artistas da Sheikha Manal, e o campus da escola comunitária da Art Dubai; e do aclamado Global Art Forum.

 

Site > www.artdubai.ae

Compartilhar: