Art Berlin: Negociações para uma nova feira na capital alemã

art-berlin

Art Cologne, principal feira de arte da Alemanha, está em discussões com Abc Art Berlim Contemporânea para estabelecer uma nova feira chamada Art Berlin. Ambas as feiras até agora só assumiram que estão em negociações, mas eles estão perto de finalizar um acordo. Numa carta aos seus expositores enviada na terça-feira à noite e um comunicado de imprensa idêntico enviado na manhã de quarta-feira, Aabc disse que “Art Berlin acontecerá de 14 a 17 de setembro de 2017 na Estação de Berlim-Kreuzberg, centralmente localizado no meio da capital alemã. Depois de nove anos de Arte Berlin Contemporânea, Art Berlin vai se concentrar em uma nova direção e elevar os dois centros de arte mais importantes na Alemanha-Berlim e Colônia-nutrir e apoiar estas duas cidades como destinos de feiras de arte.

Em carta aos membros da comissão de Art Cologne, seu diretor Daniel Hug disse: “Nós ainda estamos em uma fase de negociação da estrutura exata, no entanto, temos neste ponto estabelecido o básico, que a Koelnmesse será proprietária desta nova feira e tomar todas decisões financeiras. A direção artística será determinada por Maike Cruse [diretor do abc] e por mim mesmo. Também decidimos que esta feira em 2017 deveria ser uma feira internacional, com a ideia de criar uma plataforma mais experimental nos próximos anos.”

Depois de anos de vendas lentas e de um apoio cada vez menor de galerias internacionais e locais, o movimento finalmente abre a perspectiva de Berlim para encenar um segundo grande evento do mercado de arte, além de Galeria Weekend Berlim, em abril. Embora este último tenha sido um sucesso desde o início, copiado por muitas outras cidades ao redor do mundo, Abc nunca realmente decolou. A feira foi fundada em 2008 por um punhado de galerias locais (que também organizam Gallery Weekend Berlin) para correr ao lado da então existente Art Forum Berlin. Após o cancelamento do Art Forum em 2010, no entanto, Berlim perdeu parte de sua atração entre a base de colecionadores internacionais.

Ao mesmo tempo, Colônia recuperou impulso sob seu novo diretor Daniel Hug depois de mais de uma década de declínio. No Outono passado, o local art.fair anunciou que vai se deslocar de Colônia para a vizinha cidade rival de Düsseldorf. A nova feira, Art Düsseldorf, é agora propriedade do MCH Group, empresa-mãe da Art Basel, um anúncio que fez ondas na cena da galeria local.

Juntando forças, os dois ex-rivais têm a chance de reviver a cena de arte da Alemanha internacionalmente não apenas como um local de produção, mas também como um mercado.

Compartilhar: