Após exumação, bigode de Salvador Dalí estava intacto

salvador-dali

Como noticiado anteriormente pela Dasartes, um tribunal espanhol ordenou que os restos de Salvador Dalí fossem exumados para um teste de paternidade. Leia Aqui.

Nesta semana, os especialistas que exumaram o corpo de Salvador Dalí para coletar amostras para uso em uma reivindicação de paternidade revelaram que o enorme bigode de marca registrada do artista ainda enfeitiça seu rosto quase três décadas depois de sua morte.
Narcís Bardalet, o embalsamador que cuidou do corpo de Dalí depois de sua morte em 1989 e ajudou com a exumação, disse que ficou encantado em ver novamente a característica mais conhecida do surrealista.
“O bigode dele ainda estava intacto. É um milagre “, disse ele à estação de rádio catalã RAC1.

Dalí está enterrado em uma cripta abaixo do museu que ele projetou para si mesmo em sua cidade natal de Figueres, na Catalunha.
Seus restos foram desinteressados para ajudar a resolver uma reivindicação de paternidade de longa data de uma adivinha de 61 anos que insiste que ela é sua única filha.
Bardalet descreveu o momento em que ele colocou os olhos em Dalí. “Seu rosto estava coberto com um lenço de seda – um lenço magnífico”, disse ele ao RAC1.
“Quando foi removido, fiquei encantado em ver que seu bigode estava perfeito… Fiquei bastante emocionado. Também é possível ver o cabelo dele”.

Ele disse que o corpo de Dali se assemelhava a “uma múmia; Era como madeira”, acrescentando que era tão difícil que os especialistas tivessem que usar uma serra elétrica em vez de um bisturi para coletar amostras de osso.
Bardalet previu que o corpo de Dalí duraria um bom tempo por mais tempo. “O bigode ainda está lá e estará durante séculos”, disse ele.
Uma vez que os últimos visitantes do dia deixaram o museu, a laje de pedra de 1,5 toneladas que repousa sobre o túmulo foi levantada para que os especialistas pudessem chegar ao seu corpo para coletar cabelo, unhas e dois grandes ossos.
“Os espécimes biológicos foram retirados dos restos de Salvador Dalí”, disse o alto tribunal da Catalunha em um comunicado antes da meia-noite do horário local.
Ele disse que o caixão de Dali foi aberto às 10h20 para que o trabalho pudesse começar.
Para proteger a privacidade póstuma do artista, os toldos foram colocados ao redor do museu para impedir que os drones gravassem a exumação.

Compartilhar: