Ana Ruas vence o PIPA Online

© Divulgação

© Divulgação

Com mais de 2000 votos na categoria PIPA Online Popular, Ana Ruas tornou-se a primeira artista do centro-oeste a conquistar o prêmio. O resultado foi divulgado no dia 10 de agosto.

Ana Ruas nasceu no Rio Grande do Sul e vive há mais de 20 anos em Campo Grande. Sua residência na capital do Mato Grosso do Sul exerceu grande influência sobre seu trabalho. Desde a sua mudança para lá, o ritmo e a visualidade da cidade lhe chamaram a atenção. Hoje, seu foco de investigação é a própria cidade.

Ana realiza intervenções urbanas no Mato Grosso do Sul e em outros estados. Com a ocupação desses espaços, a artista atribui novos significados a eles e constrói arquiteturas efêmeras através da pintura. A luz do centro-oeste, o céu, a arquitetura horizontal e as fronteiras com outros países instigam a artista e, através de suas obras, ela busca instigar também os seus espectadores, provocando neles uma reflexão sobre o espaço.

Com a vitória de Ana Ruas, sua cidade e estado também ganham visibilidade. O PIPA é um dos mais importantes prêmios de arte do Brasil e nenhum artista do Mato Grosso do Sul havia participado anteriormente.

Veja o placar final:

Ana Ruas – 2184
Fábio Magalhães – 1237
Gustavo Von Ha – 1236
Luciana Magno – 1160
Luiz Mauro – 1144

Além do PIPA Online Popular, onde o vencedor é eleito pelo público na internet e recebe o prêmio de R$6 mil, há também o PIPA Online, cujo vencedor é eleito pelo júri e recebe o prêmio de R$12 mil, além da residência artística no Instituto Sacatar, por dois meses em 2016. A divulgação do PIPA Online acontece em 21 de agosto.

Compartilhar: