ABCA divulga premiados da edição de 2014

A Associação Brasileira de Críticos de Arte divulga o resultado da votação do Prêmio ABCA de 2014, que será entregue em cerimônia no SESC Vila Mariana, em maio

A Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA – divulga o resultado da votação do Prêmio ABCA destinado aos artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2014, segundo avaliação de seus membros. A abertura dos envelopes lacrados contendo os votos foi realizada, hoje dia 29 de abril, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo.

Os prêmios são atribuídos pelo resultado da votação de cerca de 150 associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade (realizada, nesta edição, em 13 de março). A votação é feita por cédula rubricada com as indicações aprovadas e a apuração dos resultados é realizada por uma comissão de associados, com a participação da diretoria.

Atualmente, o prêmio contempla dez categorias. O troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos, será entregue aos premiados no dia 19 de maio, às 20h, em cerimônia no SESC Vila Mariana. A ABCA põe em evidência personalidades por meio de homenagens e aponta destaques no cenário das artes plásticas.

 

PREMIADOS:

Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano ou publicação – filiado): Sandra Makowiecky

– Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada): José Roberto Teixeira Leite pela publicação da obra João Turin: vida, obra, arte. Curitiba: Nossa Cultura, 2014.

– Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea): Ana Maria Pacheco

– Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante no meio artístico): Sebastião Salgado

– Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória): Mariza Bertoli

– Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória): Cildo Meireles

– Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição): Aline Figueiredo pela mostra Percurso. Magia Propiciatória. MACP 40 anos. Museu de Cultura e Arte Popular da Universidade Federal do Mato Grosso, 2014.

– Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação e atividade no campo da arte): Fundação Iberê Camargo – RS

– Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição): João Turin – vida, obra, arte realizada no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2014.

– Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia): Caderno2 – O Estado de S. Paulo

 

DESTAQUES E HOMENAGENS:

A ABCA atribuiu destaques especiais à Revista da USP pela sessão de Artes Visuais que implantou nos últimos três anos; ao crítico César Romero pelos 40 anos de trabalho no jornal Correio da Bahia e à exposição Carlos Bracher realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Também a ABCA presta homenagem ao artista Darel Valença Lins, ao crítico e ensaísta Carlos Alberto Cerqueira Lemos e ao jornalista Luiz Ernesto Machado Kawall

Compartilhar: