A SIM Galeria apresenta Solo project do artista carioca Rodrigo Torres na Volta Art Fair.

Esta é a primeira participação da SIM Galeria na Volta NY, importante feira de arte que acontece paralelamente à Armory 2015.

A fotografia poderia chegar ao seu fim enquanto material impresso, mas nas mãos de Rodrigo Torres ela recebe um novo uso que modifica sua forma e conteúdo através de processos de colagem e pintura. em sua primeira participação na volta ny, feira que acontece paralelamente à Armory 2015 (The Harmony Show), a sim galeria apresenta um projeto solo do artista, desenvolvido especialmente para o evento.

Em um mundo onde a bidimensionalidade impera e a noção de espaço é obtida por meio da tela de um computador ou de um gps, Rodrigo Torres busca resgatar a tridimensionalidade, o volume e a topografia das paisagens. paradoxalmente, o artista mescla imagens de satélite em baixa resolução retiradas do google maps e fotografias do solo, de autoria própria, para construir um grande mapa 3d. Interligadas através de um trabalho de corte e colagem, tais imagens formam uma instalação modular composta por dezenas de partes que resultam em um relevo original.

Ao final, surge um mapa que não indica uma localização qualquer, mas que cria um novo lugar. em alusão ao sig (sistema de informação geográfica), o artista batizou o projeto de sdg. “trabalhando com relevos fotográficos, Rodrigo Torres expande o campo da fotografia e transforma seus volumes em formas escultóricas”, explicam os diretores da sim galeria, laura e guilherme simões de assis.

Objetos do cotidiano, como cadeira, vassoura e até mesmo cédulas de dinheiro, formam a base do pensamento das obras assinadas pelo artista. levando em conta seu próprio processo de produção, ele desconstrói e realiza uma série de intervenções nestes elementos. “Pretendo com a minha prática artística enfrentar os objetos com suas próprias representações pictóricas, escultóricas e fotográficas, a fim de criar um lugar que representa a si mesmo e revela suas narrativas implícitas”, conta o artista.

Formado em pintura pela eba-ufrj, Torres trabalhou como assistente do artista plástico Luiz Zerbini entre 2006 e 2010. participou de várias exposições, dentre elas: u-turn solo projects (buenos aires art fair, 2011), geração 00 – a nova fotografia brasileira (sesc belenzinho, 2011), arquivo geral (centro cultural hélio oiticica, 2010), crossing borders, building bridges (modified arts, 2010), 16º salão unama de pequenos formatos (graça landeira, 2010), o elogia da vertigem (maison européenne de la photographie, 2012) e um convite à viagem (itaú cultural, 2012). recebeu o prêmio itamaraty de arte contemporânea em 2013 e o prêmio aquisitivo no 16º salão unama de pequenos formatos.

Serviço:

Sim Galeria na Volta NY
Artista: Rodrigo Torres
Local: pier 90 – west 50th street at 12th avenue – new york (NY)
Período: de 5 a 8 de março

Sobre a Sim Galeria

Fundada em 2011, a Sim Galeria é comandada por Guilherme e Laura Simões de Assis, que trazem um background familiar de envolvimento com as artes. sempre priorizando a qualidade de obras e artistas, a galeria surgiu com a proposta de difundir as manifestações contemporâneas de arte. mais do que um espaço expositivo, a sim possibilita a troca de experiências e informações entre público e artistas diversos. com 15 artistas nacionais e internacionais representados e participação nos principais eventos de arte do mundo, como a Artrio e a SP-Arte, a galeria já se estabeleceu como um importante ponto de divulgação da arte contemporânea no brasil.

 

 

Compartilhar: