A explosão cromática de Daniel Feingold irá pulsar no Museu Vale

Daniel Feingold pinta sem pincel; trabalha com esmalte sintético escorrido do topo das telas encostadas nas paredes de seu ateliê. A pintura acontece nesse processo original, onde a geometria organiza o olhar na apreensão do movimento dos planos. O esmalte é conduzido por um apetrecho inventado pelo pintor, uma lata com uma espécie de bico na parte superior, por onde a tinta escorre. Com esse material, Daniel Feingold faz a tentativa de conduzir a trajetória da tinta escorrida na tela. Suas pinturas, em ritmo próprio e conciso, dão origem a formas espaciais que revelam um jogo ótico no qual não se consegue distinguir figura e fundo. Nem limites. Para a curadora Vanda Klabin, “Daniel Feingold possui um firme senso de direção, apesar de lidar com o fluxo do imprevisível até conseguir uma unidade pictórica”.

A exposição, que já esteve no Rio de Janeiro e em Curitiba, apresenta-se no Museu Vale, Vitória/ES, na sua versão mais completa, com obras inéditas e a série fotográfica Homenagem ao Retângulo, de 2007. Um vídeo, que revela o processo do artista em seu estúdio (do preparo da tinta ao momento de jogá-la na tela) e traz um depoimento de Vanda Klabin sobre a potência pictórica de Daniel Feingold, complementam a exposição. O seu trabalho no Museu, entretanto, extrapola os espaços expositivos: Daniel Feingold prepara duas oficinas para estudantes da educação infantil ao ensino médio (6 a 16 anos), uma das ações do programa educativo do Museu Vale, coordenado pelo diretor Ronaldo Barbosa, que destaca a exibição da mostra nas comemorações dos 18 anos da instituição.

“Considero um privilégio poder mostrar os trabalhos de Daniel Feingold no ano em que se comemora a maioridade do museu. A energia contida nas pinturas do artista se apropria do ambiente e desafia os sentidos. A riqueza de seu processo criativo e a ousadia de sua técnica despertarão ainda mais a capacidade inovadora de cada um dos jovens participantes do nosso programa educativo” afirma.

A partir de 22 de novembro, a explosão cromática de Daniel Feingold irá pulsar no Museu Vale com a versão mais completa de Acaso Controlado. A mostra,
que terá obras inéditas criadas especialmente para o espaço, tem curadoria de Vanda Klabin. No dia da abertura haverá também o lançamento do catálogo.

Compartilhar:
Notícias - 10/09/2015

Chiharu Shiota em conversa na ArtRio

Capa da Dasartes 40 com a obra “The key in the hand”, em matéria sobre a 56ª Bienal de Veneza, …

Notícias - 27/08/2014

Entrevista com Jacopo Crivelli, curador da Bienal de Cuenca

ENTREVISTA COM JACOPO CRIVELLI, CURADOR DA BIENAL DE CUENCA
 
Quais as mudanças que vê na bienal ao longo dos anos?
É uma …

Notícias - 21/06/2018

Morre artista abstrato Milan Mrkusich

Milan Mrkusich, o pintor e designer neozelandês cujas abrangentes contemplações de formas geométricas e arquitetônicas o levaram a se tornar …

Notícias - 23/03/2016

Um novo Cais para Nino, na Casa Triângulo

A Casa Triângulo que recentemente reinaugurou em novo endereço na capital paulista em uma simpática e arborizada esquina dos Jardins, …

Notícias - 15/12/2016

A Arte italiana povera de Michelangelo Pisoletto

A GAMeC (Galleria D’Arte Moderna e Contemporânea) em Bergamo, está hospedando uma exposição intitulada ‘Immagini in più, Oggetti no meno, …

Notícias - 15/09/2016

ESTE Arte em Punta del Este - 3ª Edição

ESTE ARTE celebra sua terceira edição do dia 11 ao 14 de janeiro de 2017, em Punta del Este (Uruguai), …

Notas - 04/01/2016

Galeria carioca Mul.ti.plo participa de feira Este Arte, em Punta del Este

Pela primeira vez, a Mul.ti.plo Espaço Arte leva seu acervo para uma feira fora do país. A galeria carioca participa, …

Notas - 09/12/2015

Pátio Batel recebe a galeria Diretriz Arte Contemporânea

A capital paranaense é considerada um dos grandes palcos para a cultura nacional e internacional. Reconhecida pela valorização da arte, …

Notas - 25/09/2015

Exposição CRU terá performance inédita dia 03 de outubro

Entre 11h e 19h do dia 3 de outubro, a performance reunirá um grupo de pessoas cozinhando dentro de uma …

Notícias - 17/12/2018

MASP terá ano dedicado às "Histórias das mulheres, histórias feministas"

O tema “Histórias das mulheres, histórias feministas” será pauta do programa de exposições do Museu de Arte de São Paulo …

Notícias - 24/03/2016

Novas construções de Henrique Oliveira por Redação

A Galeria Millan em São Paulo, apresenta a partir do dia 31 de março em seu recém-inaugurado espaço Anexo Millan, …

Notícias - 16/11/2017

Frans Krajcberg morre aos 96 anos no Rio de Janeiro

Frans Krajcberg, um dos escultores e ambientalistas mais aclamados do Brasil, morreu. O artista judeu nascido na Polônia, cuja família inteira …