Zahed Taj-Eddin realiza palestra no Plenário 16, da Câmara dos Deputados

© Divulgação

© Divulgação

A Consultoria Legislativa promove palestra com o artista sírio Zahed Taj-Eddin na próxima segunda-feira, dia 13, às 16h, no Plenário 16 da Câmara dos Deputados.

Na oportunidade serão abordados temas como a relação do seu trabalho com a arqueologia e mitologia, seu processo criativo e as técnicas utilizadas, atém da situação atual da arte e da herança cultural na Síria.

Após o encontro, haverá uma visita guiada à exposição Mitologias e Fábulas, que permanece no salão nobre da câmara até o dia 30 de agosto.

A exposição inspira-se nos artefatos das primeiras civilizações que floresceram no Oriente Médio, a partir de um viés moderno. A coleção, esculpida em barro vitrificado, apresenta esculturas com personagens humanos e animais, que contam histórias das lutas dos sírios sob a ditadura recente, inspiradas em fábulas e mitologias antigas. O artista formou-se em artes em 1985, na Fatehy-Mohamad College of Fine Art, em Aleppo, na Syria, local onde nasceu. Atualmente mora em Londres, onde concluiu o PhD na University of Westminster, em 2014. Sua linha de pesquisa baseou-se na falência egípcia, nos métodos antigos e nos desafios técnicos da criação de esculturas. Já realizou exposições na Síria, na Itália, na Holanda, no Qatar e na Alemanha. Entre elas, destacam-se Mythologies, em 2014, na Al Markhiya Gallery, em Doha, no Qatar, e Antiguidades, em 2006, na Archea Gallery, em Amsterdam, na Holanda.

O encontro será em língua inglesa, sem tradução e a entrada é franca.

Compartilhar: