Vencedor do Concurso Garimpo Dasartes, Thiago Toes ganha menção honrosa no Salão de Artes Visuais de Vinhedo

Sagrado de Thiago Toes

Sagrado de Thiago Toes

Obra apresentada ao público pela primeira vez em uma exposição coletiva no Espace Des Arts Sans Frontiéres, em Paris – França, em 2015, “Sagrado”, do artista Thiago Toes, representado pela Adelina Galeria, ganhou menção honrosa no Salão de Artes Visuais de Vinhedo, que tem início no dia 26 de setembro, no Centro de e Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira.

“Sagrado” é uma mistura de técnicas e materiais: tecido, massa plástica e tinta se conectam formando um objeto que ora remete a uma escultura ora se assemelha a um tecido dourado em movimento. Parte da série “Meus Heróis” – que resgata o conceito de herói que Toes já sonhou em ser em sua infância e trazê-lo para os dias atuais – o trabalho traz outro elemento que aparece frequentemente na pesquisa do artista: o tempo.

“A intenção era aprofundar os significados que a máscara carrega conceitualmente ao longo das minhas produções. Elas resgatam conflitos internos que estiveram presentes desde minha infância e adolescência, mas que só tomei consciência já adulto. O herói, figura tão presente no universo infantil, sempre me intrigou, mas hoje me indaga reflexões a respeito do que significa ser herói, no íntimo desse infinito e complexo universo que carregamos dentro de nós, levando em conta todos os mistérios que cercam nossa existência”, contextualiza o artista.

“Sagrado” tem uma trajetória importante: além da coletiva em Paris e do Salão de Artes Visuais de Vinhedo, a obra esteve no Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos e no Salão da Primavera da Casa Xiclet, ambos em 2016, e foi um dos motivos pelos quais o artista foi consagrado com o Prêmio Garimpo, da Revista Dasartes, em 2015.

Compartilhar: