“Maquinal” recebe o público na Zipper

© Marcelo Amorim

© Marcelo Amorim

“Maquinal” é a nova exposição do Artista Marcelo Amorim na galeria Zipper. Na mostra que está aberta desde o dia 25 de Fevereiro, encontram-se três séries com pinturas à óleo, fazendo uso de imagens de uma Revista americana chamada Mechanics. Com um público masculino, em sua maioria, a revista nos traz a imagem do estereótipo do homem apto a consertar máquinas e equipamentos de qualquer natureza. Por meio da colagem, Marcelo Amorim sobrepôe imagens e personagens. Deslocando essas imagens de seu contexto inicial, as obras exibem o compilado de figuras em uma composição que confunde o real e irreal, usando de cores aplicadas nas revistas, nos levando de volta a essas publicações, num verdadeiro vai-e-vem.

O homem bem-sucedido é mais uma vez explorado pelas filmagens caseiras gravadas em Super 8, conciliando o tempo com as pinturas. São vídeos que mostram o carro novo, a casa, o peixe grande que o homem pescou, a lebre que ele caçou, o salto perfeito que realizou e, finalmente, o bebê; o filho que parece coroar todo esse roteiro de realizações desse imaginário de homem bem-sucedido.

E por fim, as fotografias coletadas na internet de homens no exército. Nessa série, homens nus e enfileirados em função da rotina militar em imagens em preto e branco, evidenciando ainda mais a essência do trabalho do artista, que nos traz cenas de afeto e proximidade em um ambiente estereotipado e regrado.

Nesta quinta-feira (17), às 18h30, o artista Marcelo Amorim e a curadora Priscila Arantes recebem o público para um bate-papo e uma visita guiada sobre a exposição “Maquinal”.

A Mostra pode ser conferida até o dia 26 de março.

Compartilhar: