Instituto Tomie Ohtake traz novidades para a exposição Frida Kahlo

O Instituto Tomie Ohtake acrescenta atividades aos interessados em realizar uma imersão no universo de Frida e suas conexões poéticas com as demais artistas mexicanas e estrangeiras que compõem a exposição em cartaz. Filmes, curso e mesa redonda fazem parte da programação.

Dividido em três encontros, o curso propõe leituras críticas acerca dos trabalhos das artistas presentes na mostra, problematizando seus percursos poéticos e contextualizando-os nos processos culturais e artísticos mexicanos. Acontecem nos dias 16, 23 e 30 de novembro, segundas-feiras, das 19h às 22h. As Inscrições podem ser feitas pelo telefone 11 2245-1937 ou pelo e-mail setoreducativo@institutotomieohtake.org.br. São 50 vagas e custa R$ 400,00. Os inscritos ainda ganham 50% de desconto na compra do catálogo da exposição (abaixo, informações completas).

Já a mesa redonda no dia 01 de dezembro, às 20h conta com a participação da socióloga da arte e docente do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Ana Paula Simioni; da pesquisadora espanhola, doutora em História da Arte pela Universidade Autónoma de Madrid, Patrícia Mayayo e da curadora, mestre e doutora pela PUC-USP, coordenadora de pesquisa em arte contemporânea da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, Galciani Neves. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia pelo telefone 11 2245-1937 ou pelo e-mail setoreducativo@institutotomieohtake.org.br

Outra novidade são os filmes das demais artistas presentes na mostra. Antes disponíveis apenas para quem comprasse o ingresso, já podem ser vistos gratuitamente e são exibidos em uma das salas do Grande hall do Instituto. A exceção é o filme sobre a própria Frida, que continua a ser exibido dentro da exposição. As sessões acontecem de terça a domingo, durante o período expositivo, até 10 de janeiro de 2016.

11h30: Remédios Varo, 2013. Direção: Tufic Makhlouf, 64min

13h: Rara Avis (Bridget Tichenor). Direção: Tufic Makhlouf, 21min

13h30: Alice Rahon, 2012. Direção: Dominique e Julien Ferrandou, 64 min

15h: Jaqueline Lamba, 2005. Direção: Fabrize Maze, 120 min

17h30: Leonora Carrington, 2011. Direção: Dominique e Julien Ferrandou, 107 min

CURSO / PROGRAMAÇÃO

Encontro I – Dia 16 de novembro, das 19h às 22hs.

Alteridade e corporeidade: adentrando as narrativas autobiográficas e os processos de construção poética de Frida Kahlo e as artistas surrealistas.

Com Galciani Neves – Curadora, professora e pesquisadora. Mestre e doutora pela PUC-SP, atualmente leciona na FAAP e na Universidade Federal do Ceará. É coordenadora do Núcleo de Ação e Pesquisa Educativa do Instituto Tomie Ohtake e da Escola Entrópica.

Encontro II – Dia 23 de novembro, das 19h às 22hs.

Projeto(s) de mexicanidade(s): o modernismo de um país revolucionário na versão oficial de Diego Rivera e no sincretismo desconcertante de Frida Kahlo.

Com Paulo Miyada – Curador do Instituto Tomie Ohtake, onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria. Atualmente é curador adjunto do Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Encontro III – Dia 30 de novembro, das 19h às 22hs.

Frida Kahlo: a construção cênica do eu.

Com Patricia Mayayo – Mestre em História da Arte pela Universidade Case Western Reserve (Ohio, EUA) e doutora em História da Arte pela Universidade Autónoma de Madrid. Autora do livro “Frida Kahlo: Contra el mito”.

Compartilhar: