Instalações sonoras atraem o público para o Museu Paranaense na Bienal de Curitiba

A mostra Vozes da América Latina, exposta no Museu Paranaense durante a Bienal de Curitiba, possui curadoria de Alfons Hug e resgata não apenas um precioso patrimônio linguístico, mas também uma forma de ver e viver o mundo. A mostra fica em exposição até domingo e a entrada é gratuita.

Calcula-se que 85% das línguas que estavam vivas no ano de 1500 já tenham sido extintas e a exposição propõe logo de início uma viagem a culturas e linguagens através de instalações sonoras. “Ao entrar nas salas expositivas, o visitante primeiro ouve um murmúrio inespecífico e polifônico, composto por várias vozes e por um tapete sonoro, que faz lembrar um ambiente sacro; depois se aproxima de cada um dos alto-falantes e ouve distintamente o som de cada língua ameríndia, dentre centenas de idiomas em risco de extinção ou em situação crítica”, explica o curador. Painéis ao longo do museu acompanham as vozes e contam a história de línguas perdidas ou deixadas de lado na América.

O Museu Paranaense recebe as obras de Sonia Falcone e José Laura Yapita, Sandra Monterroso, Rainer Krause, Raul Quintanilla Armijo, Priscilla Monge, Léon David Cobo, María Rincón e Cláudia Rodrigues, José Huamán Turpo, Javier López e Erika Meza, Gustavo Tabares, Fabiano Kueva, Adriana Barreto e Paulo Nazareth.

Compartilhar:
Notícias - 13/08/2014

Caixa abre edital para selecionar trabalhos de novos artistas

Para quem está iniciando sua labuta no mundo das artes, uma ótima notícia. A Caixa Econômica Federal abriu inscrições para …

Notícias - 16/02/2017

Visão da psique de Basquiat revalada em auto-retrato

A Christie’s oferecerá um auto-retrato fascinante de Jean-Michel Basquiat da coleção do baixista do U2 Adam Clayton durante o seu …

Notícias - 23/03/2017

Primeiras fotos da pintura de Guercino, recuperada de um roubo, revelam graves danos

As primeiras fotografias da pintura de Guercino roubada de uma igreja italiana em 2014, que foi recentemente recuperada em Casablanca, …

Notícias - 17/11/2016

Hélio Oiticica em primeira grande restrospectiva nos EUA

A exposição com obras do artista brasileiro influente intitulada “Hélio Oiticica: Para organizar o Delírio” está em exposição no Carnegie …

Notícias - 19/01/2017

London Art Fair em imagens

A London Art Fair retorna para a sua 29 ª edição em 2017 e abriu ontem dia 18 para convidados …

Notícias - 01/06/2017

Saiba mais sobre o controverso novo Centro Cultural milionário de Nova York

Quando finalizado em 2019, o Shed servirá como um local de uso misto, trazendo arte visual, dança, performance e muito mais …

Notícias - 27/07/2017

Condenado a prisão, bilionário espanhol que tentou contrabandear um Picasso em seu iate

No caso judicial em curso contra o bilionário espanhol Jaime Botín, acusado de contrabandear um Picasso fora da Espanha, o …

Notícias - 28/07/2017

Serigrafia de Andy Warhol é encontrada depois de 45 anos

Segundo o jornal The Guardian, uma pintura de cadeira elétrica não assinada de Andy Warhol, de propriedade de Alice Cooper, …

Notícias - 31/08/2017

SOS Notre Dame: € 100 milhões para salvar a catedral

O arcebispo de Paris abriu uma campanha de angariação de fundos de € 100 milhões para salvar as gárgulas e arcos góticos …

Notas - 21/09/2015

Artista uruguaio Marco Maggi realiza exposição na Galeria Nara Roesler de São Paulo

O artista uruguaio Marco Maggi apresenta individual na Galeria Nara Roesler de São Paulo a partir do dia 14 de …

Notícias - 03/08/2017

Sotheby's divulga resultados e aumento da confiança na recuperação do mercado de arte

Devido às despesas decorridas por vários investimentos em seu crescimento, a Sotheby’s viu o seu lucro líquido diminuir em 14% para …

Notícias - 22/07/2015

Casa Daros se despede com arte cubana

Basta uma olhada nas primeiras imagens de divulgação da próxima exposição da Coleção Daros Latinamerica no casarão em Botafogo, RJ, …