cAsA – Obras Sobre Papel é o novo espaço de artes visuais de Belo Horizonte

© Foto: Elmo Alves

© Foto: Elmo Alves

A partir de 8 de outubro, Belo Horizonte ganha um novo espaço voltado à arte e à cultura, a cAsA – Obras Sobre Papel. O espaço tem como princípio abrir suas portas para a realização de exposições, encontros, discussão de ideias e promoção da arte sobre papel em todas as suas manifestações, sobretudo a gravura.

A cAsA vem preencher uma lacuna existente na capital mineira em relação à arte sobre papel. O objetivo é gerar um crescimento da circulação de gravuras, desenhos, aquarelas, fotografias – sedimentar este mercado, valorizando esta cultura, trazendo mostras e novas experiências artísticas.

“As universidades de Belo Horizonte têm formado gravadores há muito tempo e não há um espaço voltado para a movimentação dessas obras. Isso acaba comprometendo tanto a formação do artista, como também o conhecimento do cidadão belorizontino sobre a arte. Vamos incentivar artistas locais e oportunizar pesquisas, assim como estamos empenhados a trazer grandes nomes da gravura para a cidade. A nossa ideia é envolver uma equipe séria, em torno de um acervo importante e ideias auspiciosas. O espaço vai enriquecer o cenário cultural na cidade, pois temos grandes gravadores que muita gente não conhece”, conta Tales Bedeschi, que assina a direção artística.

A cAsA – Obra Sobre Papel já reúne um expressivo acervo com obras de representativos nomes, que fizeram história como Goeldi, Abelardo da Hora, Iberê Camargo, Erick Demazieres, Salvador Dali e Picasso. Para a inauguração, será aberta a exposição “Todos André”, com curadoria de Cláudia Renault.

O papel será o principal morador da cAsA. “Toda a ideia que temos de meio para a comunicação, mesmo que pelo celular ou tela do computador, vem do papel. Ele traz a imagem, a carta, os textos teóricos, literários… É um espaço de convivência, de conversa, encontro, exposição, viagem, troca. O papel possibilita tudo isso”, explica Alexandre Fonseca, um dos idealizadores.

Compartilhar: