Absolut inaugura primeiro Art Bar no Brasil com curadoria de Stephan Doitschnoff

© Divulgação

© Divulgação

Dando continuidade a campanha global “Absolut Nights”, de transformar noites ordinárias em extraordinárias por meio da criatividade e experiências artísticas, Absolut convidou o artista multifacetado Stephan Doischinoff para dar vida ao projeto de Art Bar, ainda inédito no país. Stephan recebeu uma carta branca de Absolut para criar todos os elementos do bar, desde o seu conceito, ambientação, os drinques que serão servidos com a vodka Absolut e todas as atividades que farão parte da programação. O artista escolheu Recife como uma tela em branco para conceber um trabalho inédito e único – um local que reunirá arte, música, gastronomia e pessoas, sob sua curadoria. A partir de agosto, o Absolut Art Bar by Stephan Doitschnoff, conectará pessoas às mais diversas formas de manifestações culturais. O local escolhido que reflete a proposta do artista, um prédio histórico localizado no Marco Zero da cidade, funcionará entre os dias 1 e 16 de agosto de 2015.

Realizado em diversas cidades ao redor do mundo, o Absolut Art Bar dá a oportunidade para artistas redefinirem espaços, com concepções únicas de intervenções que representem elementos e histórias que os inspiram em suas criações. Com proposta inovadora, Absolut permite que cada convidado crie todo conceito – desde o espaço físico até música, drinks, atrações e a gastronomia. Em 2014, Hong Kong e Munique foram escolhidos para sediar dois projetos transformadores: o Absolut Art Bar Apocalypse Postponed e o Absolut Art Bar Munich. Nadim Abbas, responsável pelo primeiro, recriou, no bairro mais populoso da cidade chinesa, um cyberpunk bunker. Já o coletivo de sete artistas alemães trouxe cor a uma pequena vila do país.

Intitulado “10 Bilhões”, o conceito apresentado por Stephan para a edição do Art Bar no Brasil surge a partir de informações e pesquisas retiradas do livro “10 Billions”, de Stephen Emmott, que relata as consequências sociais quando a terra atingir esta marca em número de habitantes em 2050. Esta era pós apocalíptica será retratada por um projeto artístico inédito em um prédio histórico da capital pernambucana. “Um dos objetivos de Art Bar é inspirar o público a reinventar a vida noturna por meios do poder da criatividade, tornando as noites em experiências transformadoras e criando um espaço para interação e conexão entre as pessoas”, explica Patrícia Cardoso, Gerente de Grupo das marcas White Spirits da Pernod Ricard Brasil.

Para conceber o conceito de Art Bar criado por Stephan no Brasil, o artista foi atrás de uma locação que pudesse materializar o seu conceito, e escolheu o prédio que um dia abrigou um banco, símbolo maior do capitalismo que levou ao fim de nossa era, e que agora se transformará em um espaço sobreposto por plantas, uma floresta caótica, densa e selvagem pontuada por momentos de pleno conforto e euforia – seja no bar, na pista de dança, na luz dos signos que remeterão ao fim e (re) início dos tempos, com desenhos desenvolvidos pelo artista em neon, especialmente para a ocasião. “O espaço irá transportar o público para uma era pós-apocalíptica onde a espécie humana foi quase extinta e agora vive em um mundo onde as plantas dominaram os resquícios de civilizações”, conta Stephan.

O visitante do local encontrará matrizes centenárias que foram utilizadas por Burle Marx nas suas mais audaciosas combinações, espalhadas pelos mais de 300 metros quadrados do projeto artístico. No cardápio, o artista deu preferência a ingredientes locais que estão se tornando extintos. A viagem ao início e fim dos tempos em meio ao caos tropical é completada pela trilha sonora e pelos instigantes drinks concebidos pelo artista.

“O Absolut Art Bar idealizado pelo Stephan propõe um projeto artístico totalmente contemporâneo para um bairro tradicional do Recife, cercado por construções históricas, resultando em uma experiência transformadora com Absolut. O espaço permitirá uma experiência única, completada pela atmosfera de arte e cultura local”, afirma Patrícia.

O Absolut Art Bar by Stephan Doitschinoff terá entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (300 pessoas/dia).

Compartilhar: