Giulia Bianchi - Ostras, 2016

A coletiva de inauguração da Galeria Aura Arte (www.aura.art.br) tem curadoria de Mario Gioia e é intitulada Scénario. A convite da diretora da galeria, Bruna Bailune, Mario selecionou cerca de 15 trabalhos de seis artistas para explorar o tema por meio de obras em diferentes linguagens – pintura, desenho, instalação e livro de arista. São eles: Bruno Belo (RJ), Viviane Teixeira (RJ), Letícia Lopes (RS), Lilian Maus (RS), Giulia Bianchi (SP) e Marcella Madeira (SP).

O tema Scénario, neste contexto, transita tanto pela ideia de roteiro, na acepção francesa do vocábulo, como por um certo aspecto cênico, mais perto de uma leitura em português sobre o termo (e ironizando um pouco o falso cognato). Relações com o cinema, com derivas urbanas e produções que cruzam referências fragmentadas podem ser vistas a partir do conjunto a ser exibido no antigo espaço do Ateliê 397, referência no circuito mais experimental da arte contemporânea em SP.

SOBRE OS ARTISTAS PARTICIPANTES

Bruno Belo (RJ)

Vive e trabalha em Petrópolis/RJ. Artista, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, onde também atuou como professor da cadeira de Desenho. Com um trabalho que não parte da transcrição mimética do referente, mas da recriação do que parece se assemelhar mais a uma atmosfera do que uma paisagem realista, não ilustra a experiência, mas revela novas substâncias.

Giulia Bianchi (SP)

Vive e trabalha em São Paulo/SP. A prática cotidiana de desenho e interesses relacionados, impulsionou a artista a cursar artes plásticas pela FAAP, durante os anos de 2008 e 2011. Neste período de sua formação acadêmica, pôde experimentar diversas mídias, aprofundando-se na pesquisa pictórica, que é realizada desde estão.

Letícia Lopes (RS)

Vive e trabalha em Porto Alegre/RS. Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas últimas exposições individuais em 2016 foram: Projeto de residência na Garagem Aura (de setembro a outubro) – Porto Alegre/RS e “Presença Sinistra” – Programa RS Contemporâneo – Santander Cultural – Porto Alegre/RS. Foi Indicada nas categorias “Destaque em Pintura” e “Artista Revelação” pelo X Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Porto Alegre/RS.

Lilian Maus (RS)

Vive e trabalha em Osório/RS, Porto Alegre/RS e Recife/PE. Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais dos Instituto de Artes da UFRGS, Lilian Maus é artista, pesquisadora e gestora cultural. Sua última exposição individual foi “Expedição pela Paragem das Conchas” – Espaço Cultural UFCSPA – Porto Alegre/RS, Projeto de tese doutoral, em 2016. Suas obras estão presentes em importantes acervos públicos e privados como MAC-RS, Coleção Mônica e George Kornis (RJ) e Instituto Figueiredo Ferraz (SP).

Marcella Madeira (SP)

Vive e trabalha em São Paulo/SP. É licenciada em Comunicação Social pela PUC/RJ. Entre 2003 e 2005, inicia sua formação em artes plásticas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de janeiro. Em 2005, se mudou para Barcelona, onde realiza diversos cursos de artes. Atualmente, faz cursos e acompanhamento de pintura com os artistas Paulo Pasta, Bruno Dunley e Rodrigo Bivar.

Viviane Teixeira (RJ)

Vive e trabalha no Rio de Janeiro/RJ. Bacharel em Pintura pela EBA-UFRJ, participou de vários cursos práticos e teóricos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Seu trabalho em pintura e em desenho trata de um universo ficcional, de um reino fantasioso no qual rituais de nobreza são apresentados em narrativas, não explícitas, dos jogos de poder, do feminino/masculino, da mulher onipotente e do homem acromático.

Compartilhar: