Rodrigo Martins | Central Galeria

© Divulgação

A Central Galeria abre a primeira mostra individual em São Paulo do artista carioca Rodrigo Martins, vencedor da última edição do Premio EDP nas Artes, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake.

A pesquisa de Rodrigo Martins se desenvolve no campo da pintura e da escultura. As obras selecionadas para a exposição giram em torno principalmente da presença do corpo humano em trabalhos produzidos em óleo sobre tela, além de explorações escultóricas em materiais como bronze e gesso.

Os trabalhos apresentam certa claustrofobia da forma plástica e sugerem narrativas que estão entre a apresentação de um espaço e o enigma de imagens que parecem anunciar que algo está por vir. O supspense e a estranheza da pesquisa do artista potencializam a relação dos motivos apresentados.

É marcante nas obras da exposição a carga dos materiais que consitutem o fazer artesanal da escultura e pintura. As pinturas marcadas pelas densas pinceladas sugerem uma tridimensionalidade ao espectador. De modo dialógico, há a opção por mostrar objetos escultóricos que assumem as suas imperfeições de acabamento através de superfícies quebradas, torcidas e que justapõem a anatomia humana a objetos que parecem corpos estranhos.

Mesmo sendo possível estabelecer relações entre as obras e a figuração, a anatomia explorada pelo artista se distancia da busca por uma imitação fidedigna e busca, por outro lado, um caráter mais fragmentado e distoricido das formas humanas.

Compartilhar: