Linhas no Espaço – três aproximações ao desenho no ECCO

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A mostra propõe investigação e aproximação sobre a prática do desenho como plataforma de criação. Além das técnicas tradicionais utilizadas para o desenho, como lápis, tinta e aquarela sob papel, os artistas brasileiros Carolina Ponte e Pedro Varela e os mexicanos Quirarte + Ornelas também utilizam diversas variáveis e meios alternativos como: colagem, escultura, objeto, intervenção e instalação para representar o exercício do desenho. Algumas obras serão criadas especialmente para o local da exposição gerando “site specifics“. A ideia é traduzir o formato bidimensional do desenho para o tridimensional, abordando tanto representação, como abstração. As obras têm um discurso comum, no qual se mesclam e dialogam acerca da reconfiguração e ampliação do conceito de desenho.

SOBRE O PROGRAMA EDUCATIVO
No contexto da exposição, o ECCO realizará mais uma etapa de seu amplo programa educativo, iniciando com o XXXIX Encontro Técnico para Educadores. O programa visa capacitar professores e educadores, fazendo um cruzamento entre a arte e diversas temáticas interdisciplinares. Para tanto, será desenvolvida cartilha, de distribuição gratuita, que apresenta sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. O conteúdo da cartilha se enquadra nos Parâmetros Curriculares Nacional – PCN e todos os Encontros Técnicos são reconhecidos como curso de extensão da Universidade de Brasília – UnB. O tema desta vez será “Materialidade e Construção”, abordando as disciplinas, Geometria, História e Ciências Sociais e o evento ocorrerá no auditório do Colégio do Sol, próximo ao Iguatemi.

 

SERVIÇO
Exposição: “Linhas no Espaço – três aproximações ao desenho”

Visitação até 06 de novembro de 2014

O evento é aberto ao público, a entrada é franca e as vagas são limitadas. As inscrições são feitas por email: educativo@eccobrasilia.com.br e secretariaecco@eccobrasilia.com.br. O ECCO também mantém um desafiador projeto: o EEI !!- ECCO Educativo Itinerante, que leva o programa educativo às escolas, priorizando atendimento de comunidades carentes do DF e entorno.

SOBRE OS ARTISTAS

Carolina Pontes – Nascida em Salvador em 1981, vive e trabalha em Petrópolis. É graduada em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ em 2005. Foi bolsista pelo CNPq com a pesquisa intitulada “Manifestações Bidimensionais na Arte da Década de 80 no Brasil”. Especializou-se em técnicas de pintura e de crochê. Em seu trabalho, busca integrar valores com modos de vida mais simplificados e interligados com a natureza. Durante sua carreira, participou de exposições dentro e fora do Brasil, das quais destacam-se: Realidades Impossíveis – Ateliê 397 – São Paulo, 2009; Abre Alas – A Gentil Carioca – Rio de Janeiro, 2006; AH – Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro, 2006; Nos Pontos de Encontro: Pedro Varela e Carolina Ponte – Espaço ECCO – Brasília, 2008; Realidades Impossibles, 20 artistas brasileños trabajando com fotografia hoy – Fototeca Juan Malpica Mimendi – México, 2008; Dusk to Dawn… Threads of Infinity (com Pedro Varela) – Anima Gallery – Doha – Catar, 2014.

Pedro Varela – Nascido em 1981, em Niterói, vive e trabalha em Petrópolis. Seguindo o trajeto dos pais, professores de Belas Artes, se graduou em 2005 na UFRJ com especialização em gravura. Sempre buscou trabalhar com materiais presentes no cotidiano das pessoas tais como a caneta esferográfica e o vinil adesivo. As superfícies exploradas são variadas. Seus desenhos podem estar sobre o papel, vidro e paredes. Também costuma criar pinturas expandidas ao brincar com a textura do adesivo vinil que escorre pelo chão, entra pelo espaço e se transforma em escultura. Já expôs em várias galerias do Rio de Janeiro e pelo mundo afora. Teve o projeto individual intitulado Pedro Varela – Centre Culturel Jean-Cocteau – Les Lilas – França, 2014 e Galeria Zipper – São Paulo, 2013; Nouvelles Indes – 11 Bis –Paris – França, 2012. Também participou das mostras coletivas: Gigante pela Própria Natureza – Instituto Valenciano de Arte Moderno – Valença – Espanha, 2011; SMART Festival – San Miguel Allende – México, 2013; Tiro no escuro – Galeria Bangbang, Lisboa – Portugal, 2013 e Silencio – Galeria Zipper – São Paulo, 2010.

Quirarte + Ornelas – Nascidos na Cidade do México, Anabel Quirarte (1980) e Jorge Ornelas (1979), concluíram em 2004 o curso de licenciatura em Artes Plásticas na ENPEG “La Esmeralda”. Ambos participaram de um programa de intercambio na Alemanha. Eles desenvolveram um trabalho conjunto, no qual foram criadas diversas obras, a partir da utilização de materiais e ferramentas comuns para a construção de um novo significado. Essa metamorfose da forma e de sua função foi amplamente explorada no projeto Estruturas e Fragmentos, para o qual foram criadas pinturas e instalações que promovem diálogos entre as partes fragmentadas e estruturais das obras e resultam na formação de um novo conceito do todo. Eles também participaram de várias exposições individuais como Estructuras modulares – Galería Enrique Guerrero – DF – México, 2014; Public Inscape / Private Landscape – Ramis Barquet Gallery – New York – EUA, 2008; Acciones y objetos modificados – Galería Enrique Guerrero – DF – México, 2008. Também participaram de diversas exposições coletivas como Sonorama. ARTE y tecnología del Hi-fi al mp3 – Museo Universitario del Chopo – DF – México, 2013; After the Object – Y Gallery – New York – EUA, 2013; Hold the Line – Ferenbalm-Gurbrü Station – Karlsruhe – Alemanha, 2007.

Compartilhar: