Kitty Paranaguá | Janaina Torres Galeria

filhas-da-lica-cantagalo-da-serie-campos-de-altitude-2016-pigmento-sobre-papel-de-algodao-100x100cm

Autora de um trabalho que transborda poesia, fruto de sua relação com as pessoas, lugares e objetos que fotografa, a carioca Kitty Paranaguá apresenta “Campos de Altitude”, sua primeira individual na Janaina Torres Galeria. Com uma carreira estabelecida há mais de 20 anos, Kitty expõe pela primeira vez em São Paulo, abrindo também a programação oficial paralela da SP-Arte/Foto/2017.

Além da série que dá nome à mostra, a artista também apresenta ao público paulistano “Copacabana”. Os dois ensaios trazem uma visão emocionante e original da fotógrafa sobre sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

“Campos de Altitude” revela a cidade através de personagens que vivem na tensão morro-asfalto. Ao longo de um ano e meio, Kitty subiu os morros em busca de vistas que trouxessem a impressão das transformações urbanas ocorridas ao longo do tempo. As comunidades de Pavão Pavãozinho, Tavares Bastos, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Vidigal e Rocinha foram algumas das representadas pela fotógrafa.

Também compõe a exposição a série “Copacabana, outro importante trabalho da fotógrafa, que acaba de ser incorporado pelo acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris, um dos principais espaços dedicados à fotografia contemporânea.

O ensaio retrata muitas Copacabanas, a partir de aspectos subliminares como paixões, humores e crenças, a série, feita na mítica praia, se distancia do aspecto estético da beleza natural, para incluir o fator humano e sensível, que cativa o olhar.

 

Compartilhar: