Ganhamos de Vareio. Revisitando a Revolução Farroupilha

O Rio Grande do Sul não só ganhou a Revolução Farroupilha, como foi de vareio. Essa é a ideia da bem-humorada exposição “Ganhamos de Vareio. Revisitando a Revolução Farroupilha”, que acontece em Porto Alegre de 16 a 21 de setembro. Instalada na Usina do Gasômetro – um dos cartões-postais da Capital –, a mostra, inédita, traz uma revisão histórica da guerra dos farrapos.

No local, o público poderá se divertir com peças interativas. Entre elas a “Cabine Minuano”, para sentir o frio de renguear cusco que congelou os imperiais. Quem quiser reviver a época, um display com a vestimenta do melhor casal do mundo: Anita e Giusepe Garibaldi, estará disponível para que as pessoas se divirtam fazendo fotos.

Além disso, diversos quadros ilustrarão diferentes momentos e personagens da guerra, como “O Melhor Tratado do Mundo”, que conta toda a história da batalha a partir do Revisionismo. Uma peça de charque, a legítima comida bagual, será apresentada como uma obra de arte. O famoso sanduíche “Farroupilha” (presunto e queijo no pão cacetinho), que com a revolução se transformou no sanduíche mais heroico do mundo, também se faz presente em uma pintura. Haverá, ainda, um mapa com o antes e depois da Revolução, destacando que o Rio Grande do Sul não perdeu território após a batalha, ou seja, garantiu bravamente os melhores territórios do mundo. A pintura da cavalaria farrapa ganhou uma extensão “Os imperiais fugindo afú”, que mostra os imperialistas fugindo dos bravos guerrilheiros.

A exposição tem entrada franca e fica aberta de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábado e domingo, das 10h às 21h.

Compartilhar: