Francisco Brennand | Caixa Cultural São Paulo

tumblr_ow9wpv1lvx1tdzokwo1_500

A Caixa Cultural São Paulo inaugura a exposição individual “Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos”, organizada em torno da produção do artista pernambucano Francisco Brennand, reconhecido por sua arte sincrética. São exibidas cerâmicas, pinturas, desenhos e fotografias que trazem a São Paulo um pouco do universo místico e fantástico da Oficina Cerâmica Francisco Brennand e do monumental Parque das Esculturas, criados pelo artista, em Recife (PE). A exposição, que foi exibida recentemente na caixa Cultural Salvador, pode ser visitada na capital paulista até o dia 17 de dezembro.

Com curadoria e projeto expográfico de Rose Lima, a individual conta com 31 obras do acervo original do artista, criadas em diversas fases da sua carreira. Seus trabalhos evidenciam temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora, personagens históricos e divindades, permeados por signos da tradição popular do Nordeste, bastante valorizados em suas criações.

“O público vai conhecer o homem Brennand e a riqueza da sua arte. A exposição pontua seu timbre nordestino com referências diversas à sua família, à literatura, às vivências adquiridas e interações com outros artistas como Abelardo da Hora e Cícero Dias, seus tutores, e os amigos de sua geração que se influenciavam mutuamente como Ariano Suassuna e Lina Bo Bardi”, destaca Rose Lima.

A curadora mescla ao trabalho de Brennand fotos de seu arquivo pessoal em que ele aparece com seus pais, sua esposa e amigos como Abelardo da Hora e Ariano Suassuna. A exposição apresenta ainda conteúdo audiovisual composto pela exibição do filme documentário “Francisco Brennand”, dirigido por Mariana Brennand Fortes, sobrinha-neta do artista.

Compartilhar: