1º Concurso Dasartes de novos autores

Ao lançar o nosso 1º Concurso Novos Autores Dasartes, nunca imaginávamos receber tantas candidaturas e com tanta qualidade. Foram nada menos que 113 inscrições – e mais de 200 textos – de todo o país, a maior parte delas com surpreendente profundidade crítica. Nestas condições, foi muito difícil analisar e comparar os textos recebidos e, ainda que tenhamos nos empenhado em uma avaliação justa, sabemos que não é possível apontar os melhores,se é que tal distinção existe.

Nossa triagem priorizou a boa argumentação e análise crítica, mas também a linguagem acessível, alinhada à nossa missão de democratização da arte. Quisemos incluir entre os finalistas alguns textos com alma poética, outros mais acadêmicos, e alguns de formato mais jornalístico. A primeira seleção separou 42 finalistas (!), e não foi nada fácil chegar aos 12 nomes abaixo.

Os textos de 3 destes autores serão publicados na Dasartes de outubro, sendo 1 selecionado pelo público e 2 por nossa equipe.

Aos candidatos que não estão entre os finalistas: temos sempre pautas em busca de autores e, na medida em que surgirem, entraremos em contato para convidar à colaboração. Também estamos abertos à sugestões de temas pelo e-mail redacao@dasartes.com.

Parabéns a todos! O Brasil pode se orgulhar de ter uma produção crítica sólida e contundente. É uma pena que falte espaço para circular esta produção, mas trabalhamos para expandi-lo cada vez mais.

Equipe Dasartes